No seguimento das recomendações das autoridades de saúde, a Câmara Municipal de Loures reforçou as medidas de prevenção do COVID-19. Nesse sentido, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, elaborou um despacho em que determina:

Com efeitos a partir de 16 de março:

– Encerramento de todos os Serviços de Atendimento Presencial, incluindo as Tesourarias, devendo os atendimentos ser preferencialmente via online ou por contacto telefónico. Os atendimentos presenciais que sejam considerandos absolutamente inadiáveis, só poderão ser realizados com marcação prévia, após contato telefónico;

– Suspender a cedência do serviço de transportes a todas as entidades externas, independentemente de ter já sido autorizada, bem como suspender todo o apoio logístico e de meios para iniciativas ou eventos realizados por entidades externas;

– Suspender todas as atividades nos Polos da Academia dos Saberes;

– Encerramento dos seguintes parques municipais:

– Parque Municipal Cabeço de Montachique;

– Parque Urbano de Santa Iria de Azóia;

– Parque Urbano da Quinta dos Remédios.

– Encerramento de todos os Parques Infantis;

– Suspender, por parte da LouresParque – Empresa Municipal de Estacionamento de Loures, EM., a fiscalização do cumprimento do pagamento do estacionamento tarifado à superfície.

Outras situações similares que venham a ser consideradas neste âmbito, serão objeto da aplicação das medidas que se entenderem mais adequadas ao caso em concreto.

As presentes medidas mantêm-se em vigor até novas orientações do Delegado de Saúde do ACES de Loures e Odivelas ou enquanto a situação da epidemia COVID-19 assim o justifique.

Medidas anteriormente tomadas, com efeitos a partir de 14 de março:

– Suspender todas as atividades (aulas, treinos, competições) nas piscinas municipais e pavilhões desportivos;

– Suspender todas as atividades nas Bibliotecas, Museus, Galerias e Arquivo Municipais;

– Suspender todas as atividades dos mercados de rua;

– Encerramento dos bebedouros públicos;

– Encerramento dos Cemitérios, com exceção da realização de funerais.