A Câmara Municipal de Loures solidarizou-se com o setor da Cultura, que realizou, no dia 21 de maio, em Loures e diversas outras cidades do país, vigílias simbólicas para exigir apoios específicos, num momento de paragem forçada devido à pandemia de COVID-19.

O objetivo foi chamar a atenção para o facto de ainda não terem sido definidas, pelo Governo, linhas de apoio a um sector fundamental no país, que sofreu com o cancelamento de atividades, concertos e todo o tipo de manifestações culturais, deixando artistas, estruturas, agentes e restantes profissionais da cultura, já antes em situação de fragilidade e precariedade, numa situação de risco e rutura.
Como forma de mitigar os efeitos da pandemia, a Autarquia decidiu avançar com um conjunto de medidas específicas para este setor, definindo como prioridade o reagendamento de eventos culturais, onde assegura o pagamento de 50% aos artistas ou agentes, num investimento de cerca de 200 mil euros, contribuindo desta forma para a sua sustentabilidade.
Recorde-se que, já no início de maio, a Câmara de Loures aprovou a antecipação de apoios, no valor de mais de meio milhão de euros, ao movimento associativo do concelho, cuja atividade central é, na maioria dos casos, a dinamização da atividade cultural no concelho.