O Agrupamento de Centros de Saúde Loures-Odivelas (ACES) está a realizar testes à COVID-19 aos trabalhadores dos serviços de apoio domiciliário, em parceria com a Câmara Municipal de Loures e com a Segurança Social.

O vereador Gonçalo Caroço destaca a importância desta testagem, a qual permitirá rastrear os profissionais que lidam diariamente com aquele que é um dos grupos mais vulneráveis a esta pandemia. Desta forma, minimiza-se o risco de contágio e oferecem-se garantias adicionais de segurança a todos os que beneficiam de serviços de apoio domiciliário.

Esta operação abrange um universo de cerca de 350 pessoas e deverá prolongar-se até ao dia 3 de julho.

A colheita é realizada pelo ACES no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, local ao qual os trabalhadores abrangidos se deslocam em dia e período horário previamente definido. O transporte das zaragatoas de e para os laboratórios é assegurado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Loures.

Nos meses de abril e maio, foram realizados testes aos profissionais dos lares do concelho, prevendo-se que em breve tenham início as testagens em lares sem licença de utilização.