A Câmara Municipal de Loures recebeu hoje uma menção honrosa do Prémio IPPS – ISCTE Políticas Públicas relativa ao trabalho desenvolvido no combate à COVID-19, em parceria com o ACES Loures /Odivelas, o Setor Territorial Loures/Odivelas da Segurança Social e o Hospital Beatriz Ângelo.

Atribuído anualmente pelo Instituto para as Políticas Públicas e Sociais, este prémio visa reconhecer as políticas públicas mais relevantes adotadas em Portugal. Na edição de 2020, foram apenas consideradas políticas no domínio do combate à COVID-19 e aos seus efeitos sociais, económicos, educativos e culturais.
O anúncio dos vencedores realizou-se esta tarde, numa cerimónia transmitida online. A candidatura de Loures, intitulada “Partilha de informação e ação conjunta no combate à pandemia de COVID-19 no concelho de Loures, na fase da primavera/verão”, havia sido escolhida como uma das cinco finalistas na categoria Administração Local, de entre um total de 41 concorrentes.
Para o presidente da Câmara Municipal de Loures, o projeto agora distinguido – assente numa parceria entre entidades da Administração Local, da Administração Central e um hospital do Serviço Nacional de Saúde com gestão privada –, “é inovador mas devia ser uma prática comum”. “Invertemos a política de distanciamento que existia entre as instituições”, congratulou-se Bernardino Soares, sublinhando que foi possível construir uma parceria “que está estruturada para continuar para além da pandemia”.
A partilha de informação, a intervenção conjunta entre instituições e as equipas multidisciplinares, que estiveram no terreno a partir de junho, foram alguns dos aspetos destacados pelo presidente da Autarquia no âmbito do trabalho realizado no combate à COVID-19. Um trabalho que, fez questão de frisar Bernardino Soares, se traduziu em resultados concretos, nomeadamente ao nível dos casos positivos e da atribuição de apoios sociais alimentares, de emergência e de bens essenciais.
O vencedor deste prémio na categoria Administração Local foi a Câmara Municipal de Cascais.