Seis equipas da Câmara Municipal de Loures iniciaram hoje, por todo o concelho, a recolha de votos antecipados dos residentes dos lares e dos munícipes em confinamento obrigatório por terem testado positivo à COVID-19.

“Temos de combater a pandemia, mas não podemos suspender a democracia”, afirmou o presidente da Autarquia, Bernardino Soares, sublinhando a importância de se “garantir que as pessoas podem votar em segurança” e em “cumprimento das regras eleitorais”.
Esta operação vai acontecer também durante o dia de amanhã, abrangendo 245 eleitores. A grande maioria das situações é de munícipes em confinamento obrigatório, cujos votos estão a ser recolhidos domicílio a domicílio, verificando-se ainda cerca de 20 casos de residentes em lares que requereram o voto antecipado.
A este processo presidiu a preocupação com o cumprimento de todas as regras de segurança, tendo os envolvidos utilizado os necessários equipamentos de proteção individual: batas, luvas, máscaras e viseiras.
O período para os eleitores em confinamento obrigatório, decretado pelo Serviço Nacional de Saúde, requererem o voto antecipado nas eleições presidenciais decorreu entre os dias 14 e 17 de janeiro, junto da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna. Às câmaras municipais cabe a recolha dos votos, nos dias 19 e 20 de janeiro.
As eleições presidenciais estão marcadas para o próximo domingo, dia 24 de janeiro.