A Câmara Municipal de Loures vai assegurar o transporte a todos os munícipes que dele necessitem para se deslocar ao centro de vacinação concelhio instalado na cidade de Loures.

Para tal, as solicitações deverão ser feitas para o número da rede de apoio municipal (800 100 176), sendo posteriormente agendado o transporte (local e hora).
Recorde-se que, num trabalho de parceria entre a Câmara Municipal de Loures e o ACES Loures/Odivelas, o pavilhão Feliciano Bastos, em Loures, está preparado, desde a semana passada, para que seja dado início no concelho à próxima fase de vacinação contra a COVID-19.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Bernardino Soares, no decorrer da preparação dessa infraestrutura, foram questionadas as autoridades de saúde sobre a possibilidade de criar outros pontos de vacinação, tendo em conta a dimensão do concelho e as características da população a vacinar: “Realizaram-se, aliás, visitas técnicas a outros espaços, designadamente na zona oriental do concelho. Foi-nos comunicado que, por limitação de recursos humanos, não há capacidade do ACES para multiplicar os locais de vacinação.”
O Autarca considera “imprescindível que o Ministério da Saúde crie as condições necessárias para a multiplicação dos postos de vacinação, criando, pelo menos, mais um na zona oriental do concelho”.
“A Câmara Municipal de Loures considera que a resposta à pandemia de COVID-19 não deve ser matéria de disputa de caráter eleitoral autárquico. O processo de vacinação, já repleto de dificuldades e perturbações públicas, deve, tanto quanto possível, ser credibilizado por todas as entidades públicas”, notou.
Bernardino Soares esclarece ainda que não foi contactado por nenhuma junta de freguesia do concelho a propósito da distribuição dos postos de vacinação no concelho, ou sobre o transporte das pessoas para o centro instalado em Loures. “Apesar disso, como já referido, essa preocupação foi colocada pelo Município às autoridades de saúde e deve ser exigida ao Governo solução para o problema”.
Perante a confirmação pelo ACES da centralização em Loures de todo o processo, a Câmara tem já em preparação desde a semana passada e disponível a partir de hoje, um sistema de apoio ao transporte dos utentes que não tenham possibilidade de se deslocar pelos seus próprios meios a Loures.