Os clubes desportivos do concelho de Loures aprovaram uma tomada de posição na qual requerem “que o Governo disponibilize, com a maior urgência, os meios financeiros, através do IPDJ ou em articulação com a Câmara Municipal, para assegurar a rápida retoma da atividade desportiva”.

A decisão – aprovada por unanimidade no Conselho Municipal do Associativismo realizado a 20 de abril – sustenta que os apoios já anunciados pelo Governo, relativos ao Fundo de Apoio para a Recuperação da Atividade Física e Desportiva, no valor de 35 milhões de euros, possam ser canalizados, no imediato, para assegurar os custos da testagem dos atletas das modalidades desportivas de baixo e alto risco nos escalões de formação, bem como a aquisição de EPI’s, pelas entidades gestoras dos espaços desportivos; e para garantir os custos de inscrição dos jovens nos escalões de formação nas respetivas associações e/ ou federações para as competições na época desportiva 2021/2022.
O plenário do Conselho Municipal do Associativismo realizou-se no Pavilhão Paz e Amizade, juntando cerca de 50 clubes, coletividades e associações do concelho, decorrendo de acordo com todas as normas emanadas pela Direção-Geral da Saúde.
A reunião magna do movimento associativo ficou também marcada por um minuto de silêncio em memória de todos os dirigentes associativos falecidos no último ano, bem como pela apresentação de um diagnóstico da situação atual das associações no quadro da pandemia de COVID-19 e das medidas de apoio que a Autarquia implementou para fazer face às dificuldades das coletividades.
“Sabemos que o esforço que temos vindo a fazer não é suficiente para resolver todos os problemas, mas estamos convencidos de que sem ele muitas entidades já teriam fechado as portas”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Loures.
Bernardino Soares lembrou que “quando tudo isto acabar vamos precisar ainda mais das coletividades, para que as nossas crianças e jovens possam ter acesso ao desporto e à cultura”.
“Não há ninguém que substitua o trabalho que o movimento associativo popular faz”, sublinhou o presidente da Autarquia.