A criação do Serviço Nacional de Saúde em debate no Arquivo Municipal de Loures
O Arquivo Municipal de Loures recebeu, no dia 28 de junho, o debate “A criação do Serviço Nacional de Saúde”, integrado no programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
A iniciativa teve como oradores convidados o presidente do Conselho Coordenador da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, Álvaro Beleza, e o médico Mário Jorge Neves, que responderam à questão “Qual o modelo de futuro que nos interessa ao Portugal de hoje?”, lançada pelo moderador, o historiador José Carlos Calazans, sobre saúde pública.
A criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi o mote para esta conversa, que se centrou na figura de António Arnaut, o criador do SNS, que concretizou o direito à proteção da saúde e à prestação de cuidados globais de saúde para todos os cidadãos, passando depois para o estado atual deste sistema. A sua evolução para a digitalização, e respetivos avanços, foi outro dos temas abordados e que explicam este crescimento, que coloca Portugal acima da média europeia na área da saúde pública.
Dois pontos de vistas partilhados por dois especialistas na área da saúde e que alimentaram o debate, envolvendo o público presente.
Esta foi a última de um conjunto de sessões integradas no ciclo de debates sobre “O 25 de Abril de 1974”, levado a cabo pelo Arquivo Municipal, e contou com a presença do vereador responsável pela Divisão de Património Documental e Apoio Técnico da Câmara Municipal de Loures, Nuno Dias.