Apresentação do livro “O meu 25 de Abril” marcou aniversário
O Arquivo Municipal de Loures assinalou ontem o seu 15.º aniversário com uma sessão onde foi apresentado livro “O meu 25 de Abril”.
Um livro que reúne contributos de quem viveu, viu ou sentiu a Revolução de 25 de Abril de 1974, apresentado por elementos da Associação Salgueiro Maia e outros que contribuíram com os seus testemunhos para a obra apresentada.
Fernando Frederico é um dos “capitães”, responsável pela compilação dos testemunhos, e explica que “quando lemos este livro, a ideia que nos salta logo é a ideia da Liberdade e da força com que as pessoas receberam aquela notícia”.
Mariano Garcia, também ele um capitão, porque “somos todos capitães”, reforça que “o 25 de Abril não é e não pode ser apenas um dia comemorativo de um feito extraordinário da nossa história, mas sim toda uma expressão que arrasta consigo uma carga de valores, apelos e sentimentos de cidadania”.
Valores e sentimentos que o vereador Nuno Dias, responsável pelo Arquivo Municipal de Loures, considera que devem ser passados às gerações mais novas.
“Temos que mostrar como foi e indicar como nós gostaríamos que continuasse a ser”, reforçou, acrescentando que o Arquivo Municipal tem “que deixar de ser só um repositório e passar a ser um veículo de transmissão daquilo que nós queremos que seja a nossa sociedade”.
No final, a Associação Salgueiro Maia atribuiu um diploma à Câmara Municipal de Loures pelo seu “mui exemplar empenho na gloriosa comemoração dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, tendo vivo e presente o Capitão Salgueiro Maia”, encerrando a sessão com um momento musical protagonizado por Carlos Alberto Moniz, com um repertório que celebrou Abril e a Liberdade.