




20 de abril
Inaugurou, no dia 20 de abril, a mostra documental “Caminho para a Liberdade”, uma mostra de documentos que pretende dar a conhecer o acervo do Arquivo Municipal de Loures sobre Educação, Saúde, Habitação e Cultura ao longo do século XX.
O vereador responsável pela Divisão de Património Documental e Apoio Técnico na Câmara Municipal de Loures marcou presença na inauguração desta mostra e, na ocasião, agradeceu “a todos aqueles que proporcionaram esta mostra, no ano em que comemoramos os 50 anos do 25 de Abril”. “O Arquivo Municipal tem aqui um papel fundamental na preservação das nossas memórias coletivas, dando a conhecer aquilo que tem, o espólio que existe, nomeadamente, nestas datas marcantes, abrindo o Arquivo a todos”, acrescentou Nuno Dias.
“É fundamental que possamos continuar a dinamizar estas iniciativas, porque aquilo que existe aqui não é nosso, é da comunidade, e só uma mostra histórica permite dar a conhecer aquilo que existia antes para podermos comparar. Exemplo disso foi a evolução que tivemos nas condições de acesso à Saúde, à Educação e à Habitação”, lembrou o vereador da Câmara de Loures.
A iniciativa, que integrou a programação das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, culminou com a visualização do vídeo “Sonhar Abril” e a atuação musical do conjunto “Corda Solta”, com um reportório de músicas que celebram Abril e a Liberdade.
A mostra documental, que teve na sua origem a música “Liberdade”, de Sérgio Godinho, estará patente no Arquivo Municipal de Loures, até dia 20 de setembro, e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.