




12 de abril
Cerca de duas centenas de jovens estiveram esta manhã, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, para participar no encontro “Os Jovens, a Saúde e o Bem-estar”.
Na abertura, a vice-presidente da Câmara Municipal de Loures começou por salientar a importância da juventude “no desenvolvimento da política pública municipal” e a necessidade de levar a cabo um estudo que permitisse “ajustar a nossa intervenção à vontade dos jovens do concelho”.
A apresentação pública dos resultados do estudo do “Comportamento e Saúde dos Jovens de Loures”, efetuado pela Aventura Social Associação, com base no instrumento Health Behaviour in School-aged Children, permite agora conhecer o atual estado de saúde e bem-estar dos jovens do concelho, com idades entre os 11 e os 29 anos.
Aplicado a 1074 alunos, do 6.º, 8.º, 10.º e 12.º anos, de 15 escolas básicas e secundárias do concelho; bem como a 149 jovens da comunidade, com idades compreendidas entre os 19 e 29 anos, este estudo fornece dados sobre o que sentem, ambicionam e perspetivam para o futuro os jovens de Loures, mas também sobre o que consideram que o Município pode fazer para os ajudar a atingir essas expetativas de futuro.
“Um casamento perfeito entre uma equipa de investigação e uma equipa de políticas públicas” que, segundo Margarida Gaspar de Matos, coordenadora científica e clínica da Aventura Social Associação, preparou um estudo que se “baseia na ciência e na evidência para tornar a vossa vida melhor”.
Com os resultados apresentados, Sónia Paixão deixou a certeza de que Câmara Municipal “conta com todos: escola, instituições, autarquias locais, administração central, com o tecido empresarial e com o associativismo”, para o “desenvolvimento da estratégia que a Câmara Municipal quer levar a cabo”.
No final, houve ainda tempo para um debate com os jovens presentes neste encontro, que contou também com a presença dos vereadores da Câmara Municipal, Nuno Dias, Paula Magalhães e Nelson Batista, bem como representantes de diversas entidades locais.