



25 abril
A cerimónia do 50.º aniversário do 25 de Abril foi assinalada, no Palácio Marqueses da Praia e Monforte, com a homenagem aos ex-presidentes da Assembleia Municipal de Loures, e precedida pela inauguração de uma mostra sobre os eleitos à presidência do órgão deliberativo, desde 1976.
“O espírito de missão dedicado à causa pública, neste espaço que espelha pluralidade”, foi relevado pela atual presidente Susana Amador, que, na sessão solene evocativa, enalteceu a prioridade do “bem-estar e da qualidade de vida em Loures, centrada num investimento em áreas estruturantes”, acentuando que “Abril vive nas escolas reabilitadas ou em construção, nos novos centros de saúde, na estratégia local de habitação e na legalização de bairros de génese ilegal”.
O plano de desenvolvimento do concelho, foi aludido pelo presidente da Autarquia, Ricardo Leão, ao mencionar que “queremos cumprir Abril com enorme esperança continuando a fazer de Loures um território de solidariedade, de igualdade de oportunidades, de participação democrática e de prosperidade. Um lugar onde os munícipes se reconheçam nestes valores e desfrutem de condições de vida dignas com uma governação transparente e próxima das pessoas”.
Classificando os investimentos futuros como “ambiciosos”, o autarca considerou determinante que cada cidadão “reforce a sua convicção na decisão política para que todos lutemos corajosamente e sempre em liberdade”.
Este momento de celebração também contou com intervenções dos partidos políticos representados, tendo o programa incluído o Hastear das Bandeiras com a atuação das Bandas de Música das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários do Zambujal e de Loures.