17 maio
O Arquivo Municipal de Loures recebeu, no dia 17 de maio, o debate “Os jovens e a política: O que mudou? O que falta cumprir?”, integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
A iniciativa teve como convidados o professor e investigador da Universidade Lusófona, José Zaluar Basílio, que veio acompanhado pela sua filha Myriam Zaluar, jornalista e investigadora, e por Joffre Justino, diretor da publicação Estrategizando, aqui na qualidade de moderador do debate.
Quem se deslocou ao Arquivo Municipal de Loures teve a oportunidade de ouvir, pai e filha, falarem sobre as suas vivências e experiências pessoais, quer antes do 25 de abril de 1974, quer depois.
José Zaluar falou da sua fuga para o exílio em Paris, em 1965, da sua participação na “crise “de maio de 1968, da tortura da PIDE sobre o seu irmão mais velho, do anti salazarismo do pai, relembrando ao longo de todo o seu relato algumas das personalidades que se destacaram nessa época como José Mário Branco e Luís Cília.
Myriam Zaluar nasceu em França, tendo vindo para Portugal com apenas 5 anos. A convidada falou das suas memórias e do que a marcou neste processo, onde se sentiu muitas vezes “deslocada”. Confessa que durante a sua adolescência pouco se falava sobre o 25 de Abril, o movimento estudantil era quase inexistente, despertando-lhe pouco interesse sobre o tema. Só mais tarde, descobriu a importância do 25 de Abril, quando a SIC transmite o filme “A Hora da Liberdade” que retrata os diversos acontecimentos que pautaram o golpe militar.
O próximo debate deste ciclo que se realiza no Arquivo Municipal de Loures, está marcado para dia 24 de maio, às 21 horas, e terá como tema o Sindicalismo e Sindicatos, antes e pós 25 de Abril.