HISTÓRIA
Carnaval Loures
Um dos pontos altos do Carnaval em Loures era, nas primeiras décadas do século XX, a saída das Cegadas. Muito populares, as cegadas eram manifestações de teatro popular de rua, mordazes, irónicas e moralizadoras, que criticavam toda e qualquer situação local ou nacional.
Também por esta altura, o Carnaval era conhecido pelo “lançamento de pulhas” – respostas a perguntas que tinham como função escarnecer ou dar recados a alguma personalidade local – e pelas “danças de luta”, em que um grupo de homens, em trajes romanos, dançavam, simulando lutas.
O arremesso de ovos, os enfarinhamentos e os jogos de água também tinham o seu lugar.
Ainda antes de surgirem os desfiles de carros alegóricos, que nos últimos anos têm caracterizado o Carnaval de Loures, um dos pontos altos eram os bailes que animavam as noites dos lourenses. As pessoas mascaravam-se e iam dançar no salão da “sociedade”.Também mascarados andavam os jovens pelas ruas da vila. Eram os “encaraçados” que, vestindo roupas extravagantes, mascarando-se de “mastronças” e tocando vários instrumentos musicais, iam dançando e pregando partidas.
Mas o ponto mais alto das comemorações era o Enterro do Carnaval. Na região saloia há quem lhe chame Enterro do Bacalhau e simboliza o fim do Carnaval, das brincadeiras e a entrada na Quaresma. É sempre realizado durante a noite, tal como eram os funerais dos tempos antigos.