O controlo das cheias é apenas uma das faces do Plano de Qualificação de Sacavém. A valorização da cidade implica várias outras intervenções.
Requalificação da Praça da República
Criar uma identidade, que transmita a história e o orgulho dos sacavenenses na sua cidade. Modernizar o espaço púbico, reaproximando e orientando as pessoas ao centro histórico. A obra envolve os arranjos dos passeios e do jardim, dando prioridade ao seu usufruto pelas pessoas.
Requalificação do espaço exterior ao Mercado de Sacavém
Obra que implica a modernização e requalificação do espaço exterior do Mercado de Sacavém, onde futuramente ficará instalado o Serviço de Informação Municipal.
Instalação do Serviço de Informação Municipal
Implementação de um “espaço âncora” no centro histórico da cidade, através da criação do Serviço de Informação Municipal (SIM) nas antigas instalações do Mercado de Sacavém.
Substituição da rede de abastecimento de água
Obra em curso da responsabilidade dos Serviços Intermunicipalizados de Água e Resíduos de Loures e Odivelas, de modo a resolver os problemas frequentes de roturas e cortes no fornecimento de água.
Consolidação do percurso ciclável entre Sacavém, Portela e Moscavide
O percurso ciclável que liga Sacavém, Portela e Moscavide tem cerca de 2,6 Km de extensão, com início na Avenida Estado da Índia, em Sacavém, percorrendo três das antigas freguesias: Sacavém, Portela e Moscavide.
Um percurso ciclável, que fará parte de uma rede e que se assume como um contributo para a promoção da mobilidade sustentável, em modo suave de deslocação, e em estreita articulação como os transportes públicos.
Abertura da nova frente ribeirinha
Percurso pedonal e ciclável de acesso ao estuário do Tejo, que aproxima e devolve o rio aos cidadãos, com o objetivo de promover os valores naturais ali existentes, permitindo o acesso da população à sua frente ribeirinha. Além do enorme valor ambiental, o percurso faz a ligação com as zonas urbanas das freguesias da Bobadela, São João da Talha e Santa Iria de Azóia.
A Frente Ribeirinha de Loures situa-se num lugar privilegiado no Estuário do Tejo, desde o limite norte do concelho de Lisboa, no Parque das Nações, até à ligação com o futuro percurso de Vila Franca de Xira.
O projeto apresentado pretende completar a ligação pedonal e ciclável intermunicipal, assegurando a continuidade do sistema de mobilidade urbana sustentável ao longo do rio Tejo, entre os municípios de Vila Franca de Xira e Lisboa, articulado com as estações de caminho-de-ferro de Santa Iria de Azóia, Bobadela e Sacavém.
O percurso irá desenvolver-se sobre estacaria de madeira, permitindo a fruição da paisagem do rio Tejo aos cidadãos, ao mesmo tempo que promove e divulga os valores de fauna e flora ali presentes.
Ao longo do percurso existirão sete pontos de paragem e descanso, ensombrados com ripado de madeira e equipados com bancos.