Compromisso com o Ambiente

O Ambiente constitui um domínio estratégico de intervenção para o Município de Loures, uma prioridade da Autarquia bem patente nas diversas ações desenvolvidas nos últimos tempos. A mobilidade elétrica, a nova vivência nos parques, as ações de sensibilização ambiental, bem como as questões ligadas à limpeza das linhas de água, à rede viária florestal, à eficiência energética e ao turismo cemiterial são marcas da Câmara Municipal, que assume o compromisso de contribuir para um concelho mais sustentável e com melhor qualidade de vida para as atuais e futuras gerações.

Mobilidade Elétrica

Redução de 120,4 toneladas/ano de emissões de C02 para a atmosfera.

O Município de Loures integra a rede mobilidade elétrica nacional, um importante contributo para a mobilidade sustentável e para o aumento da eficiência energética no transporte. Possui 33 postos de carregamento lento e 1 de carregamento rápido da rede Mobi.e, dos quais 5 irão sofrer upgrade e os restantes serão alvo de reparação, durante o ano de 2018, no sentido de regularizar a operacionalidade de todos os postos do Município. A tecnologia desenvolvida permitirá ainda ao cidadão saber do estado de carregamento do seu veículo, locais de carregamento ou outras informações, a qualquer momento, através da Internet, PDA, telemóvel ou outros suportes, para que possa selecionar as operações mais vantajosas a cada momento, assim como analisar a sua fatura de mobilidade com o objetivo de otimizar consumos.

Parques com Vida

265 atividades gratuitas desfrutadas pela população em vários parques municipais

Os diferentes espaços verdes distribuídos por todo o concelho de Loures foram concebidos com a principal finalidade de aumentar a qualidade de vida dos munícipes e de garantir o contacto destes com a sua rica biodiversidade. Atualmente, os jardins e parques de Loures oferecem a quem os visita a oportunidade de vivências mais enriquecedoras, apresentando, cada vez mais, funções lúdicas, recreativas e ecológicas.


Ações de Sensibilização Ambiental

9252 alunos/ano do concelho envolvidos em ações de sensibilização de ambiente.
Melhor ambiente para as gerações vindouras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Câmara Municipal de Loures valoriza a importância da Educação Ambiental como contributo para formação de jovens mais ativos na defesa do ambiente, pretendendo promover um espírito de cidadania, que é fundamental para um desenvolvimento mais justo e equilibrado.

A estratégia do município visa contribuir para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e para a construção de uma sociedade justa, inclusiva e de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos, que conjugue a equidade entre gerações, a qualidade de vida dos cidadãos e o crescimento económico.

A Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização ambiental assenta nos seguintes eixos temáticos:

  • Descarbonizar a sociedade;
  • Tornar a economia circular;
  • Valorizar o território.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Turismo Cemiterial

Visitas que vos esperam, não desrespeitam o passado ou quebram o silêncio e recato, antes trazem orgulho e saudade.
Venha conhecer o Cemitério de Loures.

O Cemitério Municipal de Loures, do século XIX, no alto da Rua da Paz, é um cemitério histórico e relevante: foram erguidos muros, plantados ciprestes, levantadas campas de berço, jazigos e campas forradas de placas de cerâmica da Fábrica de Loiça de Sacavém, com poemas de saudade e amor. Muitos registos importam à cidade de Loures e à relevante data da República em Portugal, em Loures a 4 de outubro de 1910.

Aqui se descobre Loures, em registos impregnados de história, humanidade, arte, paixões e sentimentos. Com personagens ilustres ou anónimas, a dignidade é igual na descoberta deste património de afetos.

Do antigo adro da Igreja Matriz de Loures passou-se para o atual local, não sem contestações. Com o presidente Anselmo Braamcamp Freire e com o vereador do pelouro dos cemitérios/saúde pública em Loures, Joaquim José da Silva Mendes Leal, iniciam-se os procedimentos de rigoroso cumprimento das leis sanitárias, a partir de 1890.

O Município de Loures, com a apresentação do Cemitério Municipal como espaço de visita e de descoberta turística, acompanha uma tendência nacional e europeia de valorizar estes espaços como recurso turístico de identidade e de conhecimento.

Trata-se de proteger o cemitério como lugar significativo e da sua transmissão como legado.

 

Linhas de Água

Devolver os rios às populações. Participe na promoção da renaturalização das linhas de água. 147.945 m2 de intervenções em linhas de água.
Minimizar o risco de cheias. Primamos pela salvaguarda das populações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fatores naturais, como a dimensão e relevo das bacias hidrográficas abrangidas pelo concelho de Loures, são condições que em caso de forte precipitação poderão dificultar o escoamento de águas para o estuário do Rio Tejo. Para além destes, existem também fatores de responsabilidade humana, que poderão desencadear a obstrução das linhas de água, tais como a impermeabilização de solos e o encanamento de linhas de água, mas também o despejo de resíduos, terras e vegetação ou a falta de limpeza de rios e de ribeiras de Loures.

Em suma, todos estes fatores tornam o Concelho muito vulnerável à incidência de cheias e inundações.

É importante conservar as linhas de água em boas condições, não só para garantir o escoamento da água e sedimentos em situações normais e extremas, como também para minimizar situações de risco para pessoas e bens, em caso de cheias ou inundação.


Rede Viária Florestal

Beneficiação de rede viária florestal em cerca de 15,5 km num total de 30,9 hectares.

No âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta, a Câmara Municipal de Loures está a intervir em diversas áreas:

Limpeza de Terrenos
Gestão de combustível (limpeza de terrenos) pelos sapadores e através de aquisição de serviços de cerca de 139 hectares.

Rede Viária Florestal
Beneficiação de Rede Viária Florestal em cerca de 15,5 km, com limpeza de vegetação em 10 metros das faixas laterais num total de 30,9 hectares.
Valor estimado de 80 mil euros. Prevê-se, assim, um total de cerca de 168 hectares de limpeza de terrenos no âmbito da rede de defesa da floresta.

Sapadores
Oito elementos compõem duas equipas, uma delas cofinanciada pelo Fundo Florestal Permanente.
(Encontra-se em procedimento concursal a integração de mais três sapadores florestais na equipa municipal).

Pontos de Água
Sete pontos de água operacionais, efetuando-se a sua manutenção e a limpeza de vegetação em 30 metros em redor.

Posto de Vigia de Montachique
Em funcionamento de 1 de julho a 30 de setembro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Eficiência Energética

Redução de 643,71 toneladas de CO2 com eliminação de energia reativa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A grande maioria dos equipamentos elétricos, nomeadamente motores elétricos, transformadores, máquinas de soldadura, balastros, fornos de indução, entre outros, para além de energia ativa, consome também energia reativa.

Enquanto a energia ativa está associada à produção de trabalho útil, a energia reativa serve apenas para alimentar os circuitos magnéticos dos equipamentos elétricos.

A Câmara de Loures, no âmbito da sua política de eficiência energética, tem vindo a encontrar soluções para a eliminação deste tipo de energia, através da instalação de baterias de condensadores, no sentido de compensar o chamado “Fator de Potência”, eliminando a quase totalidade destes custos.

Monitorização dos consumos de energia elétrica

O Município de Loures instalou, no âmbito da atuação do Observatório de Sustentabilidade, quatro sistemas de monitorização de consumos de energia elétrica no Parque Adão Barata, em Loures.

Estes sistemas vão permitir a recolha de informação detalhada sobre os consumos de energia elétrica do Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, do Pavilhão Multiusos, das torres de iluminação e ainda da bombagem de rega deste parque municipal.

Com essa informação será possível criar um registo histórico e fazer uma análise dos consumos, com o intuito de delinear estratégias e propor medidas de eficiência energética, que visam a racionalização e a poupança na fatura de energia elétrica.