O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou hoje a unidade de resíduos sólidos dos SIMAR, valorizando os seus trabalhadores, e a empresa Hovione, responsável pela produção de gel desinfetante doado a entidades públicas nacionais.

Marcelo Rebelo de Sousa deslocou-se ao concelho de Loures, onde contactou com alguns trabalhadores da unidade de resíduos sólidos dos Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas, inteirando-se do trabalho ali realizado e destacando as funções essenciais e de risco destes operacionais.
O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, acompanhou esta visita, considerando-a “muito importante” e deixando claro que Marcelo Rebelo de Sousa “quis passar uma mensagem de que é preciso valorizar as entidades e as estruturas que têm de continuar a trabalhar, não só por razões económicas, mas porque têm de garantir serviços públicos fundamentais”.
“Considero que é importante valorizar os trabalhadores da recolha dos resíduos e dos piquetes das águas, e outros, que são essenciais para o funcionamento da nossa sociedade. Foi importante que o presidente da República aqui tenha vindo, dando um sinal de incentivo a todos estes trabalhadores”.
Bernardino Soares adiantou que estão a ser trabalhadas propostas legislativas para apresentar na Área Metropolitana de Lisboa e depois ao Governo, para procurar valorizar estes trabalhadores, em particular, na questão do subsídio de penosidade, insalubridade e risco. “Esta situação está a demonstrar que é inteiramente justo que estes trabalhadores tenham esse subsídio, como forma de recompensar uma atividade que, de facto, é especialmente penosa, arriscada e em que as questões da saúde pública têm uma grande predominância”.

Apelo à contenção
O presidente da República efetuou também uma visita à empresa Hovione, que tem, neste momento, uma linha destinada exclusivamente à produção de gel desinfetante, fabricado de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde, e doado a entidades públicas nacionais, hospitais e outras organizações que dele necessitam.
Na ocasião, Marcelo Rebelo de Sousa pediu aos portugueses que continuem a respeitar as normas de contenção para combate ao surto de COVID-19.
Acompanhado pelo ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, e pelo presidente do Município de Loures, Bernardino Soares, o chefe de Estado lembrou que “agora que se aproxima o período da Páscoa, os que não estão a trabalhar e não têm de trabalhar, respeitem o apelo de contenção. É um apelo coletivo. No fundo, estamos perante uma tarefa coletiva, que estamos a viver, que estamos a vencer, porque a adesão dos portugueses é massiva, mas tem de continuar”.
Nesta visita à Hovione, Marcelo Rebelo de Sousa pretendeu demostrar que “há portugueses que estão a trabalhar ao sábado e ao domingo” e, por outro lado, que a Hovione se encontra em laboração contínua na produção de medicamentos e de gel desinfetante. “A economia, mais a saúde, não podem parar. Aqui estão muitos trabalhadores a trabalhar por Portugal”, concluiu.

pr01
pr02