A Câmara Municipal de Loures decidiu transferir, no mês de abril, para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), com resposta de centro de dia, cerca de 30 mil euros.

A este apoio somam-se os cerca de 130 mil euros, que serão transferidos para as IPSS com resposta de creche e pré-escolar, permitindo que estas instituições ampliem a redução no valor da mensalidade cobrada às famílias.
Este apoio tem como objetivo responder às dificuldades sentidas por estas instituições, na sequência do encerramento da resposta de centro de dia e a sua transformação em Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), decretado pelo Governo, como forma de diminuir o avanço da infeção da COVID-19.
Esta conversão do serviço teve como consequência imediata o aumento do custo por utente, pois o SAD envolve o fornecimento da refeição e a prestação de outros serviços, como o apoio à higiene diária, no domicílio dos utentes.
Com esta ajuda do Município, as IPSS vão poder responder ao aumento de custos e assegurar o equilíbrio financeiro indispensável à continuidade da prestação deste serviço público aos idosos, num momento em que, da parte da Segurança Social e da Administração Central, ainda não houve qualquer decisão quanto ao apoio financeiro a dar a estas instituições.