No contexto de medidas extraordinárias de contenção e mitigação do surto de COVID-19, as ações essenciais de Defesa da Floresta Contra Incêndios continuam a ser desenvolvidas pelas equipas do Gabinete Técnico Florestal (GTF) da Câmara Municipal de Loures.

As equipas de Sapadores Florestais do GTF continuam a manter as atividades de gestão de combustível durante a vigência do Estado de Emergência, ainda que com cautelas adicionais ao nível da higiene e segurança.
Estas operações são fundamentais para que o território se torne mais resiliente a eventuais incêndios rurais que possam vir a ocorrer, permitindo a minimização de danos em pessoas e bens. Mesmo em tempo de contingência, é preciso trabalhar agora na prevenção, para diminuir o risco de incêndio nos meses futuros.
Recorde-se que o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Loures é responsável pelo desenvolvimento de ações de Defesa da Floresta Contra Incêndios e promove ações de planeamento e ordenamento dos espaços rurais do Município, que se mantêm essenciais mesmo em situação de pandemia.