A deputada do grupo parlamentar do Partido Comunista Português, Alma Rivera, visitou, no dia 1 de junho, o Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, onde foi criado um espaço ADC (Área Dedicada ao COVID-19), preparado para receber utentes com suspeitas de terem contraído o vírus.

A acompanhar a visita esteve o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, que destacou o grau de prontidão do Município nas respostas que têm sido dadas no combate à pandemia da COVID-19.
Exemplo disso é o espaço que foi criado no Pavilhão Paz e Amizade, que permite evitar deslocações aos hospitais ou centros de saúde, onde o risco da propagação da doença é muito alto. Para o efeito, a Autarquia equipou o pavilhão com oito postos de atendimento separados, três postos médicos, três postos de enfermagem, um posto de inscrição e outro de triagem. O Município disponibiliza ainda apoio nas áreas da segurança e policiamento; limpeza interior; sinalética interior e exterior; acesso a eletricidade em todos os postos e água; e acesso à internet.
Na ocasião, o autarca reiterou a necessidade de as autoridades de saúde referenciarem no território as zonas onde se concentra o maior número de casos de infetados com COVID-19 e perceber quais os fatores que estão na origem desta evolução mais significativa.
A fragilidade das equipas de saúde pública foi outro dos pontos abordados por Bernardino Soares: “Se não há rastreios, não conseguimos localizar os contactos próximos. Há necessidade de se colocarem mais profissionais – de outras regiões, especialidades e áreas –, com orientação para fazerem esse trabalho”.
Alma Rivera, deputada com participação em diversas comissões parlamentares, visitou ainda o Pavilhão Feliciano Bastos, igualmente disponível e preparado com 50 camas, para a eventualidade de ser necessário criar um espaço de cuidados de saúde intermédios.
Presentes nesta visita estiveram também o vereador responsável pela área de Gestão e Promoção da Saúde no Município, Gonçalo Caroço, e o chefe de unidade do Serviço Municipal de Proteção Civil, Rui Alves.

alma04
alma03