O apoio alimentar em Loures com o objetivo de minorar os impactos negativos da COVID-19 tem vindo a ser reforçado e chega neste momento a cerca de dez mil pessoas.

O vereador Gonçalo Caroço visitou esta tarde a Paróquia de São José da Nazaré, no Catujal, uma das mais de 30 entidades do concelho que asseguram a distribuição dos bens alimentares à população.
“Sem esta rede, sem estas instituições, nada disto seria possível”, frisou o vereador responsável pela área da Coesão Social. Segundo explicou Gonçalo Caroço, os pedidos de apoio que chegam diariamente à autarquia são prontamente encaminhados para essa rede, formada por entidades como Instituições Particulares de Solidariedade Social, paróquias e juntas de freguesias.
Recentemente, a Câmara Municipal de Loures aprovou uma proposta que visa a continuidade do apoio alimentar, iniciado no mês de abril. O número de pessoas que recorrem a ele “está em crescendo”, reconhece o vereador, que admite que nos próximos meses o investimento municipal nesta área poderá ascender a um milhão de euros.
Aos cerca de 15 voluntários que asseguram a distribuição de alimentos na Paróquia de São José da Nazaré, Gonçalo Caroço fez questão de deixar um agradecimento. “O apoio a estas pessoas só é possível porque existem entidades como esta e pessoas como vocês, que se disponibilizam a estar aqui, para a ajuda chegar a quem precisa”, afirmou.
O autarca deixou também uma palavra às pessoas que aguardavam pela sua vez para receber os bens alimentares. “Vamos continuar cá para que este apoio chegue”, garantiu Gonçalo Caroço, manifestando ainda o desejo de que “esta situação seja ultrapassada o mais rapidamente possível”.
Em nome da Paróquia de São José da Nazaré, Paula Magalhães agradeceu “toda a contribuição que a Câmara de Loures tem estado a fazer”. “É muito importante para podemos acudir a tanta gente e a tantas dificuldades”, afirmou.
Atualmente, esta entidade presta apoio alimentar a cerca de 560 residentes do Catujal e de Unhos. A sala onde até há uns meses decorria a catequese está agora transformada em espaço de preparação dos cabazes. É aqui que se armazenam os enlatados, cereais, massas e arrozes, leites, iogurtes, bolachas, frutas e legumes, entre muitos outros produtos que contribuem para aliviar as dificuldades causadas pela COVID-19.