A Câmara Municipal de Loures assinou, no dia 10 de setembro, mais um Contrato-Programa no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio às Instituições Sociais (RMAIS), desta feita com a Associação Vida Cristã Filadélfia, situada em Camarate.

Um contrato-programa que visa a atribuição de um apoio financeiro, no valor de cerca de 65 mil euros, destinado a obras de ampliação e remodelação do edifício.
Um contributo para melhorar a resposta social na estrutura residencial para idosos que, de acordo com Jorge Jacinto, presidente da Associação Vida Cristã Filadélfia, “é um desejo que temos” e uma forma de dar continuidade “ao trabalho que temos vindo a fazer ao longo dos 30 anos que aqui estamos”, referiu, agradecendo também a resposta pronta e de proximidade que tem sido dada pela Autarquia no combate à pandemia de COVID-19.
Neste âmbito, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, lembrou que “o reconhecimento do papel das instituições sociais, nos tempos que correm, é ainda mais importante”, acrescentando que, quando a pandemia começou, “tivemos a iniciativa de lançar um conjunto de apoios” e criar “um contacto mais próximo com as instituições”, de forma a garantir que, “por um lado, não tivessem nenhum colapso financeiro”, e por outro, “fossem a nossa porta de contacto com a população”.
“Tencionamos continuar com este trabalho de proximidade”, que tem permitido “estarmos mais organizados, mais próximos e isso vai render no futuro coisas muito positivas”, afirmou.
Relativamente ao contrato-programa, o autarca referiu que se trata de um apoio que irá “refletir-se na melhoria das condições para os utentes e profissionais da instituição”, mas também será “um ânimo para continuarmos a melhorar esta resposta tão importante para a população mais idosa”.
Um pouco antes da assinatura do protocolo, os idosos da Associação Vida Cristã Filadélfia tiveram oportunidade de ver da sua janela a Alegria na Rua. Uma iniciativa da Autarquia, que está a percorrer as ruas do concelho, passando junto das várias instituições com respostas sociais na área dos idosos, levando música e muita animação.