A Câmara de Loures vai concretizar novas medidas de apoio à economia local e ao setor solidário, no âmbito do combate à pandemia de COVID-19.

A Campanha de Apoio ao Setor Solidário e à Economia Local, que foi aprovada na reunião camarária de hoje, contempla, nesta fase, dois programas, com um orçamento global superior a 1,4 milhões de euros: o Programa para a Requalificação e Instalação de Esplanadas e o Programa de Apoio ao Setor Solidário e à Economia Local.
O primeiro prevê a atribuição de apoios financeiros a fundo perdido destinados à aquisição de mobiliário de esplanadas, seja para a sua adaptação, para o aumento da área de exploração ou para a instalação de novas esplanadas. Com esta medida pretende-se apoiar o setor da restauração, que foi um dos mais afetados pela pandemia.
Como explicou o presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares, podem ser contemplados investimentos realizados entre março de 2020 e dezembro de 2021. Cada candidato poderá receber 50% do valor de aquisição do mobiliário, até um máximo de dois mil euros, sendo que a Autarquia prevê alocar a este programa um total de 200 mil euros.
Já o Programa de Apoio ao Setor Solidário e à Economia Local prevê a concessão, a 55 instituições do setor solidário, de uma verba mensal para a realização de compras junto de micro e pequenas empresas sediadas no concelho, nos setores do comércio, serviços e produtores. Com esta iniciativa, dotada de um valor de 1,2 milhões de euros, a Autarquia pretende beneficiar em simultâneo a economia local e o setor solidário.
A proposta referente a esta Campanha de Apoio ao Setor Solidário e à Economia Local, à qual se deverão juntar entretanto outras medidas em estudo pelo Município, foi aprovada com os votos favoráveis da CDU e do PSD e a abstenção do PS.