O Município de Loures e empresas parceiras apoiaram em mais de 1,8 milhões de euros as instituições de cariz social do concelho, no âmbito da pandemia de COVID-19, durante o ano de 2020.

Entre apoios financeiros e de material, foram 65 as instituições que tiveram acesso a esta ajuda extraordinária atribuída pela Câmara Municipal e por duas empresas sediados no concelho: a Sogenave e a Gelpeixe.
A Autarquia atribuiu mais de 500 mil euros em apoios financeiros extraordinários e cerca de 170 mil euros em Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Já a Sogenave contribuiu com bens alimentares, num valor que ascende a um milhão de euros, e a Gelpeixe distribuiu mais de 33 200 quilos de peixe congelado, correspondendo a mais de 110 mil euros.

Linha de apoio social com quatro mil atendimentos
Relativamente à Linha de Apoio Social COVID-19, foram efetuados, até ao final de 2020, cerca de quatro mil atendimentos, devidamente encaminhados de acordo com as necessidades diversas, como apoio alimentar; económico para subsistência ou situação de desemprego; entrega de mercearia ou medicamentos ao domicílio; esclarecimento de dúvidas, articulação ou encaminhamento relativos a apoios da Segurança Social e do IEFP; acompanhamento de famílias com COVID-19; e ainda pedidos de apoio relacionados com habitação e arrendamento.
Com estes apoios, a Câmara Municipal e as empresas garantiram que as instituições do concelho continuassem a assegurar o funcionamento das várias respostas sociais e que conseguissem também fazer face aos novos desafios que a pandemia lhes tem colocado.