O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, defende que “é com o trabalho conjunto das entidades públicas que vamos vencer esta pandemia”, mas deixa um alerta: “O problema principal que temos neste momento é a falta de vacinas”.

Numa mensagem dirigida a todos os munícipes do concelho, o autarca revela que o pavilhão Feliciano Bastos, em Loures, está preparado com todas as condições para receber a nova fase de vacinação contra a COVID-19, num trabalho realizado em conjunto entre a Câmara e as autoridades de saúde locais.
No entanto, clarifica, “gostaríamos de ter tido mais postos de vacinação a funcionar desde já, o que não foi ainda possível por contingências de recursos humanos da parte do agrupamento de centros de saúde”.

Transporte assegurado
“A Câmara tem disponível e operacional, desde a passada segunda-feira, dia 8 de fevereiro, um serviço de transporte que permitirá àqueles que não têm condições próprias para se deslocar para os centros de vacinação poderem fazê-lo com o apoio do Município”, adianta.
Neste caso, os munícipes devem aguardar, da parte das autoridades de saúde, uma convocatória por SMS para se deslocarem no dia e na hora concreta de vacinação. Após esse contacto, poderão contactar a Linha de Apoio Social (800 100 176), indicar a convocatória e a necessidade de transporte. A Câmara assegurará o transporte até ao local de vacinação.

Falta de vacinas
Bernardino Soares esclarece que “o problema principal que temos neste momento é a falta de vacinas. Um problema que tem afetado não só o nosso concelho como o nosso país e que se exige o cumprimento daquilo que está contratado pelas empresas fornecedoras de vacinas, mas também se exige do nosso Estado que procure alternativas que nos permitam ultrapassar esta carência e este atraso que vai dificultando o avanço do processo de vacinação”.
“Nós cá estamos para apoiar todos esforços nesse sentido, na certeza de que é no trabalho conjunto das entidades públicas que vamos vencer esta pandemia e vamos conseguir fazer a vacinação o mais rapidamente possível”, acrescenta.

Mais apoios
No âmbito do combate à pandemia, o presidente da Câmara relembra que continua em funcionamento o centro de teste no Parque Adão Barata, em Loures, “que permite, de carro, fazer testes mais rapidamente, aumentando assim a capacidade de testagem do nosso concelho”, e os diversos apoios que o Município tem disponibilizado para as instituições sociais, às famílias mais carenciadas e no auxílio à economia.
“Todos juntos vamos certamente conseguir ultrapassar esta pandemia. O que é importante é que nos mantenhamos focados nas medidas de segurança sanitária que temos de continuar a respeitar: o uso da máscara, a lavagem das mãos, o distanciamento social, para permitir que este processo de vacinação avance, mas que até que atinjamos a imunidade de grupo, consigamos ter o máximo de segurança e o mínimo de contágio”, conclui.