O Município de Loures vai atribuir, à semelhança do que aconteceu em 2020, apoios financeiros excecionais às associações culturais, recreativas, juvenis e desportivas, no âmbito da pandemia de COVID-19. As candidaturas decorrem até 30 de abril.

Esta medida tem uma dotação de 100 mil euros e pretende minorar, conforme se refere na proposta camarária que sustenta a atribuição deste apoio de emergência, os “graves constrangimentos provocados pela pandemia de COVID-19” ao nível do “funcionamento e atividade” do movimento associativo popular.
As candidaturas já estão abertas e decorrem até ao dia 30 de abril. As associações devem formalizar os pedidos junto do Departamento de Cultura, Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Loures, através do envio de um email para o endereço dcdj@cm-loures.pt.
A esse email devem ser anexados os comprovativos dos pagamentos para os quais se requer apoio. Poderão ser abrangidas as seguintes despesas:

– Pagamentos de água, eletricidade, gás e comunicações nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021;
– Pagamentos de rendas de instalações que sirvam de sede à associação nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021;
– Pagamentos de seguros referentes ao ano de 2020;
– Pagamentos de IMI relativos ao ano de 2019 (pagos em 2020);
– Despesas com a aquisição de equipamentos de proteção individual no ano de 2020 e no primeiro trimestre de 2021.

Para cada tipo de despesa foi fixada uma percentagem de comparticipação e um valor máximo de apoio.