O presidente da Câmara Municipal de Loures marcou presença, no dia 26 de abril, na reabertura do centro de dia da Associação Comunitária de Reformados, Pensionistas e Idosos (ACRPI) de Sacavém.

Uma reabertura que foi dividida em dois momentos (19 e 26 de abril), de forma a permitir que os cerca de 40 utentes, que frequentam esta instituição, pudessem desenvolver as atividades em espaços separados, mantendo o distanciamento social recomendável e cumprindo assim todas as normas de segurança e higiene impostas pela pandemia e exigidas para espaços com estas características.
No dia 26 de abril, metade do grupo dos utentes da ACRPI marcou presença na reabertura do centro de dia, mostrando-se muito feliz por este regresso, bem como ao convívio entre os seus pares.
O presidente da direção da ACRPI de Sacavém deu as boas-vindas aos utentes desta instituição, afirmando que “foram tempos difíceis, não só para vocês, mas também para a direção técnica, que soube tratar dos seus utentes com os cuidados de que careciam”.
“As angustias vividas durante todo esse tempo foram aliviadas com alguns apoios”, sublinhou Fernando Vaz, agradecendo de seguida todo o apoio que “a Câmara Municipal de Loures nos deu, quer financeiramente, quer em equipamentos e géneros. E sem este apoio, bem como da enfermeira Sílvia, garanto que vocês não estariam aqui hoje”.
“Este vosso regresso foi permitido pela Direção-Geral da Saúde e pelas autoridades de saúde do concelho, com o cumprimento de um conjunto de regras às quais temos de respeitar, porque não queremos que regressem a casa nem que o centro de dia volte a encerrar”, concluiu.
O presidente da Câmara Municipal de Loures também se mostrou confiante com esta reabertura, lembrando o esforço e o apoio que o Município tem dado para que as instituições possam  reabrir os seus centros de dia: “Consideramos que é preciso ter todas as cautelas e os cuidados com a saúde de todos vós. E não podemos continuar num isolamento total que faz mal à saúde física e mental dos utentes. Estes espaços são muito importantes para o vosso convívio, para se manterem em boa forma e com uma vida ativa.”
Bernardino Soares destacou ainda a importância da vacinação, agradecendo o trabalho da equipa da enfermeira Sílvia, “que tem sido inexcedível a garantir tudo o que é preciso fazer, neste caso a testagem, para que depois possamos reabrir as instituições. Tem acontecido em vários sítios, e sem este apoio também não teríamos conseguido avançar”.
Presente na reabertura do centro de dia da Associação Comunitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Sacavém esteve também o vereador Gonçalo Caroço.