A Câmara Municipal de Loures contratou serviços de enfermagem para reforçar as equipas do ACES Loures/Odivelas a operar nos centros de vacinação contra a Covid-19 do concelho e assim aumentar a sua capacidade de resposta diária.

Atualmente, o concelho dispõe de dois centros de vacinação: um em Loures, no Pavilhão Feliciano Bastos, e outro em Sacavém, no pavilhão da Escola Básica Bartolomeu Dias. Em conjunto, estes dois equipamentos têm, no momento presente, capacidade para administrar 2400 vacinas por dia.

Para além da contratação de enfermeiros, a Câmara Municipal continua a assegurar o apoio logístico ao funcionamento dos dois centros, nomeadamente com a limpeza das instalações, a segurança e a rede de comunicações, entre outros aspetos. A Autarquia presta ainda apoio no encaminhamento dos cidadãos nos diversos circuitos estabelecidos nos centros, bem como na identificação de necessidades especiais dos cidadãos no acesso à vacina.

O Município mantém ainda o apoio no transporte de utentes até aos locais de vacinação e no regresso às suas casas, serviço que se apela a que seja apenas utilizado por munícipes com dificuldades de mobilidade ou deslocação, que não disponham de alternativa.

Recorde-se ainda que a Autarquia e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo estabeleceram um protocolo de cooperação, que regula a instalação e o funcionamento dos Centros de Vacinação Covid.