A Câmara de Loures promoveu uma homenagem pública aos “milhares de trabalhadores no concelho” que “nunca deixaram de estar na linha da frente no combate aos efeitos da pandemia e na garantia do funcionamento da sociedade” e gravou para a posteridade esse “labor intenso”, no livro Os Essenciais.

“Em Loures temos um grande orgulho na resposta que, prontamente, deram milhares de trabalhadores no nosso concelho: enfermeiros, médicos, auxiliares, administrativos, mas também polícias, bombeiros, motoristas da rede de transportes, farmacêuticos, técnicos de farmácia, cantoneiros de limpeza, professores, cozinheiros, operários fabris e tantos outros que deram um contributo inestimável para que a nossa vida pudesse continuar a funcionar”, afirmou o presidente da Autarquia na cerimónia de homenagem, que decorreu ao fim da tarde de ontem no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures.

“Em Loures queremos reconhecer o esforço, a dedicação, o profissionalismo e o espírito de missão destes trabalhadores”, prosseguiu Bernardino Soares, evocando todos os profissionais que “em momento algum puderam deixar de trabalhar”. “Chamamos-lhes, adequadamente, os essenciais”, referiu, apelando a que o seu “esforço e valor” não sejam esquecidos quando a situação for outra.

Para além de promover esta “iniciativa singela, mas de grande profundidade e importância”, na qual marcaram presença representantes dos vários grupos profissionais homenageados, a Câmara Municipal lançou um livro com fotografias do seu “labor intenso”. “Quisemos que esta homenagem não se perdesse no tempo”, justificou Bernardino Soares.

Na sua intervenção, o autarca sublinhou a necessidade de se “perpetuar o reconhecimento geral” que existe hoje. “Houve palmas à janela, músicas dedicadas, visitas das mais altas individualidades do país. Foi justo que isso tivesse acontecido mas precisamos de mais do que isso. Precisamos que as instituições públicas, sociais e privadas possam ser reforçadas, que se reconheçam e garantam aos trabalhadores as condições e os direitos correspondentes à sua importância e às suas legítimas aspirações”, concluiu Bernardino Soares.

Ao longo desta cerimónia no Pavilhão Paz e Amizade foram sendo chamados ao palco profissionais de vários setores de atividade, em representação dos milhares de trabalhadores que aqui se pretendeu homenagear. Esta sessão, que terminou com uma atuação de um ensemble de cordas do Conservatório d’Artes de Loures, contou com a presença do vice-presidente da Autarquia, Paulo Piteira, e dos vereadores Paulo Rui Amado, Gonçalo Caroço, Sónia Paixão, João Calado e António Marcelino.