A Câmara Municipal de Loures promoveu, no dia 16 de julho, uma homenagem ao setor solidário do concelho, numa cerimónia que decorreu no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures.

Uma homenagem pública de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por estas entidades, que tiveram um papel imprescindível no apoio à comunidade neste período de extrema exigência social. A sessão, que contou com pequenos apontamentos musicais do grupo de metais do Conservatório D’Artes de Loures, culminou com a apresentação de um vídeo de tributo, no qual se revela um pouco trabalho diário das instituições sociais do concelho.

Para o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, trata-se de “um reconhecimento justo e, mais do que justo, necessário”, a todas as instituições socias do concelho que, “na resposta à urgência da pandemia, comprovaram a sua indispensabilidade”.

Um papel indispensável na resposta alargada que foi preciso dar “neste difícil presente, que temos estado a enfrentar, sem nunca deixarem de olhar para o futuro” e para a concretização de novos projetos, os quais vão garantir “que, na saída da pandemia, a capacidade que têm vindo a construir não deixará de ser aumentada”, acrescentou.

Mas, apesar de estarmos “no meio deste furacão que está a ser a pandemia”, houve também algumas conquistas. “Uma delas é que se consolidou, de facto, a rede social”. Passou a ter “um funcionamento orgânico e efetivo”, capaz de dar uma resposta comum às diferentes necessidades”.

É hoje uma rede social “mais próxima das pessoas, mais capaz de responder, mais articulada”, com mais recursos alocados pela Autarquia mas, principalmente, com “uma relação mais forte e mais permanente com o Município”, assente numa “grande transparência no relacionamento que é um ganho enorme que precisamos de preservar”, concluiu o autarca, que ao longo da cerimónia esteve acompanhado por Gonçalo Caroço, vereador responsável pela da Ação Social na Câmara Municipal.

Apoios ao setor social

Na ocasião foram ainda apresentados os apoios financeiros atribuídos no âmbito das candidaturas ao Regulamento Municipal de Apoio às Instituições Sociais (RMAIS), num valor de total superior a 390 mil euros, bem como o Apoio Financeiro Extraordinário à Realização de Obras de Conservação de Imóveis, atribuído a 15 entidades, num montante que ascende os 62 mil euros.

Ainda no âmbito do RMAIS foi também assinado um contrato-programa com o Centro Social de Sacavém, para atribuição de 12.696,06 euros com vista à execução de obras de remodelação e adaptação do edifício do Centro Social.