A Associação Luiz Pereira Motta (ALPM) reabriu, recentemente, o Centro de Dia, depois de mais de um ano e meio encerrado devido à pandemia de Covid-19.

Com capacidade para cerca de 40 utentes, o Centro de Dia da ALPM acolhe atualmente apenas 20 utentes., garantindo, dessa forma, o cumprimento de todas as condições de segurança exigidas pela Direção-Geral da Saúde.

Toda a logística dentro da instituição sofreu alterações, de modo a acolher estes utentes numa ‘bolha’, não permitindo a partilha de espaços com os utentes do lar.

Foram adaptadas salas para permitir que refeições e atividades do Centro de Dia sejam desenvolvidas separadamente das do lar. Sendo o usufruto do espaço exterior, para pequenas caminhadas ou mesmo só para apanhar um pouco de sol, feito igualmente em horários desfasados.

José Maria Lourenço, presidente da associação, revelou que têm sido dias difíceis especialmente no que se refere à adaptação das novas regras, dado que vários utentes têm familiares e amigos no lar, e estão agora impedidos de socializar.

Por ocasião desta reabertura, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, esteve na ALPM, acompanhado pelo vereador da coesão social, Gonçalo Caroço, tendo testemunhado a “alegria” com que estes idosos regressaram à associação, retomando “alguma normalidade”.

O autarca foi recebido com um pequeno apontamento musical, protagonizado pelos utentes da associação, em jeito de agradecimento pelo apoio prestado pelo Município nesta fase difícil que o país atravessa devido à pandemia de Covid-19.