O centro de vacinação de Loures inoculou mais de 1600 crianças, entre os 9 e os 11 anos, naquele que foi o primeiro fim de semana dedicado exclusivamente à vacinação dos mais novos.

Para os dois dias, 18 e 19 de dezembro, foram efetuados cerca de 1200 agendamentos, contudo esse número foi ultrapassado, não só por aqueles que tinham a sua vacinação agendada, como também por outros que se deslocaram ao centro de vacinação, e que sendo ilegíveis na faixa etária dos 5 aos 11 anos, aproveitaram a possibilidade de também serem inoculados.
Uma possibilidade de permitiu a muitas famílias a inoculação dos filhos em simultâneo, evitando uma segunda deslocação para o efeito.
Logo na abertura do Centro de Vacinação, a afluência já era grande e muitas crianças foram recebidas pelos animadores que circulavam pelo espaço, para proporcionar momentos descontração aos mais novos que aguardavam a sua vez.
A Mini, o Mickey e a Boneca Kika fizeram as delícias dos mais novos, mas também houve espaço para atividades pedagógicas ligadas à preservação ambiental, à reciclagem e à economia circular, como referiu, na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão. “Fizemos uma programação específica para as crianças, porque queremos que este processo de vacinação decorra na maior alegria e normalidade possível”, referiu, acrescentando que as questões solidárias também não foram esquecidas: “cada pai ou cada mãe, ao trazer a sua criança para ser vacinada, poderá também trazer um brinquedo já usado, mas que esteja em bom estado, para depois ser distribuído pelas instituições de solidariedade do concelho. Uma forma de ajudar e fazer outras crianças felizes com esse brinquedo”.
Ricardo Leão aproveitou ainda a ocasião para lembrar que o Município de Loures tem a decorrer um projeto pioneiro de vacinação itinerante, com quatro carrinhas que estão a percorrer as diversas freguesias do concelho, por forma a aplicar o reforço da vacina contra a Covid-19 em utentes com 65 ou mais anos, ou com dificuldades de mobilidade, e que tenham tomado anteriormente vacinas da Pfizer, Astrazeneca ou Janssen.