No atual quadro pandémico, encontramo-nos numa fase de transição nas diferentes formas de abordagem em matéria de administração das vacinas Covid-19.

A vacinação itinerante,  Vacinação + Perto de Si, um projeto inovador da Câmara Municipal de Loures desenvolvido em colaboração com o ACES Loures e Odivelas e as juntas de freguesia do concelho, esteve na estrada de 16 de dezembro de 2021 a 8 de fevereiro de 2022, percorreu 18 localidades por mais do que uma vez,  apostando no fator proximidade.
Este projeto chegou junto de muitos idosos e de quem tinha vulnerabilidades em termos de mobilidade. Abrangeu mais de 1000 pessoas que, provavelmente, não se teriam vacinado se este projeto não tivesse sido implementado.
Atualmente, a população elegível para a vacinação Covid em regime itinerante no concelho de Loures já não é em número suficiente que justifique a manutenção deste serviço. Mas, a prossecução da aposta nos fatores proximidade e descentralização territorial, essa, mantém-se. Porém, em formato diferente.
A rede de cuidados de saúde primários vai voltar a assumir o seu papel de relevo como o espaço por excelência para o público se dirigir com vista a cumprir o seu calendário vacinal. Assim, enquanto prosseguem os agendamentos – em centro de vacinação Covid –  direcionado para as faixas etárias mais baixas e outras ainda elegíveis, em breve, a vacinação Covid em regime de proximidade passará a ser assegurada pelas Unidades de Cuidados de Saúde Primários. A primeira a iniciar será anunciada em breve.