Decorreu, no dia 12 de março, a cerimónia de ‘receção simbólica’ do Pavilhão Feliciano Bastos por parte da Câmara Municipal de Loures, depois daquele espaço ter sido utilizado pelo ACES de Loures e Odivelas durante o período da pandemia de Covid-19 para as diversas campanhas de inoculações.

Sónia Paixão, vice-presidente da Autarquia, agradeceu “a todos os que tornaram possível o trabalho desenvolvido no Centro de Vacinação de Loures”, mencionando as entidades externas, mas igualmente todos os serviços do Município. “Em Loures, o processo de vacinação foi um sucesso”, notou, demonstrando a abertura da Autarquia para parcerias na área da Saúde e enaltecendo o facto de o pavilhão voltar agora à finalidade para a qual foi concebido.
António Alexandre, diretor do ACES de Loures e Odivelas, revelou ser “esta uma daquelas alturas em que nos faltam as palavras”. “Este pavilhão tem um grande simbolismo para nós. Foi aqui que tudo começou. Foi aqui que testámos os circuitos e é talvez o local de vacinação do país que mais tempo esteve no mesmo sítio”.
“Saímos daqui mais ricos”, confessou, deixando um “agradecimento” à Câmara Municipal de Loures pela forma “sempre disponível com que esteve connosco”.
No Centro de Vacinação concelhio instalado no Pavilhão Feliciano Bastos foram administradas mais de 400 mil doses de vacinas contra a Covid-19. O pico do processo de vacinação aconteceu em julho do ano passado, mês durante o qual, nalguns dias, chegaram a ser vacinadas 2800 pessoas por dia.
Nesta iniciativa marcou também presença André Antunes, chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de Loures.
O Pavilhão Feliciano Bastos, até agora ocupado com o Centro de Vacinação, foi assim ‘devolvido’ à sua função original e para a qual foi concebido: um espaço vocacionado para acolher atividades desportivas, desporto escolar e iniciativas do movimento associativo.
Recorde-se que o Centro de Vacinação concelhio vai passar a funcionar, a partir de segunda-feira, dia 14 de março, na Sala Multiusos da Galeria Municipal Vieira da Silva, no Parque Adão Barata, em Loures. Este equipamento estará em funcionamento de segunda-feira a sábado, das 9h00 às 14h00.
O novo espaço – dotado com as mesmas valências do anterior – é acessível a utentes com mobilidade reduzida e tem oferta de estacionamento na zona envolvente, bem como de transportes públicos.