22:00 | PALCO LOURES

Beatriz Rosário

Beatriz Rosário, artista de 23 anos, cresceu a ouvir os discos do avô que foram a porta de entrada no universo do Fado, aliados aos incentivos da sua avó Rosário para que explorasse o seu talento. Assim surge o nome artístico de Beatriz Rosário, com o objetivo de homenagear a matriarca.

Aos 17 anos reuniu os temas que mais marcaram a primeira fase da sua vida e lançou um disco, tendo entrado no universo da música com atuações em casas de fado muito emblemáticas. Já pisou palcos como o do Festival Caixa Alfama, do Festival F, entre outros.

A artista pronuncia com a intensidade certa o valor de cada palavra que canta, mas sentiu ser necessário colocar o seu cunho pessoal na arte que a escolheu – o Fado.

Beatriz Rosário, que nasceu em Coimbra, muda-se para Lisboa aos 21 anos para completar a sua formação na Universidade Nova, onde ergue a pulso o sonho de encontrar a sua própria identidade musical. Ao longo desse processo, Beatriz teve a oportunidade de trabalhar com vários artistas nacionais, tais como AGIR, D.A.M.A e Ivo Lucas, que guiaram a fadista pelo caminho pretendido.

O seu EP Rosário levou Beatriz a procurar um lugar comum entre a tradição da música portuguesa e os novos sons e ritmos. A artista está a ter uma grande aceitação pela crítica musical com o seu novo trabalho. O seu primeiro single, Ficamos por Aqui, esteve sete semanas como a música nº1 na rádio (RFM) e o seu single de lançamento do EP, O que é feito de ti, já conta com mais de 70k de visualizações no Youtube, em apenas seis dias.