22:00 | SACAVÉM Rua Mina de São Domingos

Blasted Mechanism

Mais do que uma banda ou um coletivo de artistas, os Blasted Mechanism são um grupo de pensadores que se uniu para desenvolver um conceito que quebra as barreiras do palco e entra na nossa realidade diária. Durante este processo evolutivo a música e as letras inspiradas são aliadas às artes visuais e conceitos tecnológicos para criar uma atuação inesquecível, reconhecida pelo público em todo o mundo e pelos media.

Desde 1996 que andam em tour pelo planeta e têm tocado nos maiores festivais do mundo, como Glastonbury, Sziget festival, Rock for People, Fusion Festival, Festival Sudoeste, Paredes de Coura, Alive, e Vilar de Mouros, com os Chemical Brothers, Rage Against the Machine, Pearl Jam, Linkin Park ou Marilyn Manson, entre outros. O grupo venceu um Globo de Ouro, foi nomeado para três prémios MTV EMA e alcançou o primeiro lugar do top nacional de vendas e um Disco de Ouro.

Lançaram em 1996 o primeiro EP, Balayhashi, que se torna um sucesso de vendas. Em 1999, Plasma. Em 2000, um disco de remisturas MIX 00, feito pelo próprio grupo. Em 2003, editam Namaste. Em 2005, Avatara, pelo qual recebem o galardão de ouro. Em 2007, Sound in Light – Light in Sound, um disco duplo Cd/Virtual. Em 2009, Mind at Large, o primeiro disco no mundo com realidade aumentada no artwork. Em 2012, lançam Blasted Generation.

Os músicos dos Blasted fazem a fusão de sons ancestrais com novas tecnologias através da elaboração dos seus próprios instrumentos, como o Bambuleco, a Kalachakra, o Mawashi, o MaeGeri, o Banjuleco e o Onozone, com os quais criaram uma sonoridade única.

Em 2009 levaram 230 fans num Airbus para o vulcão da Sete Cidades nos Açores, juntando-se a mais de 10 000 fãs para assistir à apresentação ao vivo do álbum Mind at Large. Neste ano também lançam uma iniciativa ambiental onde plantam com os fans 4000 árvores nas Lezírias ribatejanas contribuindo assim para a alteração da paisagem local.

Em 2012 o coletivo lança Blasted Generation o 7.º álbum, um tributo a todos os que andam a ‘rebentar a bolha’ de destruição na terra e a promover um mundo melhor, um mundo em festa. Nesta geração, os Blasted estreiam Metatron, uma estrutura arquitetónica em palco onde é projetado videomapping, trazendo ao espetáculo uma dimensão completamente futurista e inovadora. O publico é convidado a emergir no universo da banda.

Durante o ano de 2013, os Blasted prepararam a oitava geração que contou com a gravação de mais um álbum de longa duração, novos fatos e um novo espetáculo ao vivo.

© Fotografia: Richard F. Coelho_ Pedro Nobrega