22:00 | SACAVÉM - Rua Mina de São Domingos

The Lucky Duckies

No ano de 2022, a mais mediática banda de vintage swing & rock’n’roll, The Lucky Duckies comemora, o seu 35.º aniversário com uma tour muito especial.

Surgiram em 1987, na grande Lisboa, pela mão do seu vocalista, Marco António, fundador e líder do grupo, e paulatinamente catapultaram para palcos carismáticos, em Portugal e além-fronteiras. Depois de terem assinalado o início desta tour com os concertos nos coliseus do Porto e de Lisboa praticamente esgotados, continuam a espalhar a sua magia, passando por palcos seletos em toda a Península Ibérica. Conservam o clássico glamour de outrora, a combinar com o seu look retro e a sua musicalidade vintage.

O Município de Loures está no coração dos The Lucky Duckies, até porque – como nos confidencia Marco António -, os seus pais conheceram-se precisamente num dos bancos de jardim em frente aos Paços do Concelho, em 1961. Também têm muitos familiares e amigos em Loures e nas restantes freguesias do concelho. Por isso, vamos recebê-los de braços abertos para lhes darmos os parabéns pelo seu 35.º aniversário.

Desde muito cedo começaram a ter convites para apresentações em televisão. Na segunda metade da sua carreira iniciaram a edição discográfica gravando, com muita qualidade, novos arranjos de clássicos e alguns temas originais com sonoridade intencionalmente antiga, mas com muita estereofonia. Uma das faixas que gravaram, nova versão de um clássico napolitano Tu Vuò Fà L’Americano, já está ultrapassou os cinco milhões de visualizações, tornando-se num dos temas ex- libris da banda.

É fácil perceber as suas influências quando escutamos discos de artistas como: The Rat Pack (Frank Sinatra, Dean Martin e Sammy Davis Jr.), Elvis Presley, Nat King Cole, Louis Prima, Jerry Lee Lewis, Fats Domino, Chuck Berry , Cliff Richard, Paul Anka, Bing Crosby, Al Jolson, Peggy Lee, Ella Fitzgerald, Louis Armstrong, Doris Day, Connie Francis, Bobby Darin, Tony Bennett, Dick Farney, Carmen Miranda, Amalia, Tony de Matos, Marino Marini, Renato Carosone, Françoise Hardy e muitos mais.

Contudo, ultimamente têm trazido para o universo discográfico novas canções originais e inéditas. É o caso do tema “Viva a Cerveja” e de “Lisboa Sunset”.