A Câmara Municipal de Loures assinou, no dia 11 de julho, contratos-programa de desenvolvimento desportivo com mais de 80 clubes e coletividades do concelho, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo (RMAA) e do Programa Municipal Mais Desporto.
A cerimónia de assinatura dos contratos realizou-se no Pavilhão Paz e Amizade e teve como objetivo formalizar a transferência de verbas às entidades do movimento associativo concelhio que desenvolvem a sua prática desportiva regular, formal e informal no território de Loures. Todas estas entidades representam 5 698 praticantes, em que 26,8% são mulheres e 56,4% jovens com menos de 14 anos.
O programa Mais Desporto tem como objetivo fomentar a prática desportiva regular, enquadrada pelo tecido associativo do concelho de Loures, nomeadamente, ao nível da formação e iniciação desportiva, da participação feminina e da prática das pessoas com deficiência, potenciando a inclusão, e o apoio na formação desportiva.
No âmbito do RMAA, os apoios estão direcionados para a aquisição de equipamentos desportivos, realização de obras e promoção de eventos especiais.

Incrementar a atividade física

A abertura do evento coube à vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão, que começou por agradecer “a perseverança e a entrega ao associativismo”, por parte das direções dos clubes durante a pandemia, salientando que, com a retoma da atividade desportiva, “muitos conseguiram igualar os números antes da pandemia ou superá-los”.
Sónia Paixão passou depois a enumerar os objetivos traçados pelo atual executivo municipal para a área do desporto, entre eles, “ter uma comunidade mais ativa”. Para isso, é necessário “incrementar a atividade física e desportiva, ter mais atletas federados e mais praticantes de desporto informal”, reforçou.
Para a autarca é importante “alinhar estratégias”, tendo em vista a requalificação das infraestruturas desportivas e a segurança dos recintos desportivos, não esquecendo o desenvolvimento de ações de formação direcionadas aos dirigentes desportivos e equipas técnicas.
Sónia Paixão anunciou, ainda, que a Câmara se encontra a elaborar um plano estratégico de desportos de outdoor. “Uma das coisas que a pandemia nos trouxe foi trazer mais pessoas para o desporto informal, na rua. Temos de estar recetivos para estas novas realidades”.
Por fim, a vice-presidente chamou a atenção para a ligação entre o desporto e a escola, alertando para o facto de “as modalidades que são praticadas na escola não terem correspondência nos clubes do nosso concelho”. Sónia Paixão deu o exemplo do voleibol como a modalidade com mais praticantes no desporto escolar, não existindo, no entanto, no concelho, nenhum clube com esta modalidade.
O presidente da Câmara de Loures, Ricardo Leão, encerrou a cerimónia, começando por assinalar “a enorme dívida de gratidão” para com o movimento associativo.
“Um concelho é tanto mais rico quanto mais forte for o seu movimento associativo, e isso deve-se à perseverança, à resiliência e à carolice dos dirigentes associativos do nosso concelho”, sublinhou. “Por isso, quando o concelho tem esta dinâmica, resultante do trabalho do movimento associativo, que muitas vezes se substitui à função do Estado, não é favor nenhum uma autarquia local dar o seu apoio. É uma obrigação”.
“Da nossa parte estamos a fazer o que nos é possível”, referiu Ricardo Leão. “Não só no apoio regular que damos, mas também na criação de novas infraestruturas que promovam a prática do desporto no nosso concelho”.
O presidente da Câmara aproveitou para recordar os projetos em curso, nomeadamente o início, no próximo ano, da construção do novo estádio municipal, a continuação da renovação dos sintéticos, e a criação de novos equipamentos desportivos. Entre estes está, segundo Ricardo Leão, “o projeto inovador” de cobertura dos polidesportivos das escolas, uma por freguesia, “permitindo o acesso à comunidade e a criação de espaço para o desporto informal”.