A Unidade de Saúde Familiar de Moscavide iniciou, no dia 21 de setembro, as consultas de atividade física, no âmbito de um projeto-piloto de promoção da atividade física do Serviço Nacional de Saúde.
Tratam-se de consultas de atividade física, marcadas pelo médico de família, para prescrição de exercícios e/ou aconselhamento para programas comunitários existentes no concelho, e destinam-se a:

• Utentes entre os 18 e os 70 anos de idade;
  • Sedentários (nível de atividade física inferior a 150 minutos/semana);
  • Utentes com diabetes tipo 2, não medicados com insulina (hemoglobina glicada ≥ 6.5%, sem alteração na medicação nos últimos 3 meses);
  • Utentes com depressão, a realizar terapêutica farmacológica, sem alteração na medicação nos últimos 3 meses.

Elaborado pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral de Saúde, a Direção Geral de Saúde e o ACES, com o apoio da Câmara Municipal de Loures, este projeto-piloto tem como objetivo interligar a saúde e a atividade física.