A Câmara Municipal de Loures assinou três protocolos com entidades da área da saúde, numa sessão que decorreu, no dia 21 de outubro, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures.
Um protocolo de colaboração institucional com a Ordem dos Psicólogos Portugueses, que formaliza uma parceria para o desenvolvimento de ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos problemas de saúde mental.
Na ocasião, Sónia Paixão, vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, referiu que o envolvimento e a colaboração da Ordem dos Psicólogos “é muito relevante, quer no acompanhamento das nossas equipas, no trabalho de deteção, quer no acompanhamento dos riscos psicossociais”.
Ainda no âmbito da saúde mental, foi também celebrado um acordo de colaboração com o Hospital de Loures e com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), com vista a criação de uma equipa de Saúde Mental Comunitária, que fará a gestão de casos de doenças mentais graves e o seguimento de pessoas com doenças mentais comuns, indo, desta forma, ao encontro “de uma necessidade identificada no nosso concelho”, disse a autarca.
Já o acordo de colaboração para a implementação de um projeto piloto, também celebrado com a ARSLVT, que tem como objetivo a formalização da criação da consulta multidisciplinar de prescrição de atividade física, hoje ainda uma realidade apenas na Unidade de Saúde Familiar de Moscavide, mas que a vice-presidente da Autarquia gostaria de ver replicada em outras unidades de saúde, nomeadamente, naquelas que irão ser construídas, e que, por isso, terão melhores condições para o efeito.
Sónia Paixão afirmou ainda tratar-se de “um enorme compromisso que a Câmara Municipal assume com estes três protocolos”, reiterando o desejo de que “tenham sido apenas ignições para continuarmos o nosso trabalho. Queremos sempre fazer parte das soluções e só o faremos se sairmos fora das nossas organizações e pudermos trabalhar em rede”.