A Câmara Municipal de Loures apresentou no passado dia 6 de fevereiro a primeira edição dos “Jogos da União”, que irão decorrer nos meses de março, abril e maio, nas modalidades de andebol, basquetebol, voleibol e atletismo, e destinam-se a crianças e jovens entre os 8 e os 14 anos. Serão promovidos pelo Município de Loures, em articulação com as associações desportivas, agrupamentos de escolas e juntas de freguesia, e caraterizam-se como uma iniciativa desportiva de cariz popular.

Na sessão que decorreu na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, a vice-presidente da Autarquia, Sónia Paixão, afirmou que “queremos efetivamente envolver e trabalhar com grande proximidade com juntas de freguesia, as associações desportivas e com as escolas”, acrescentando que o grande objetivo “é a aproximação, a troca de experiências e ligação entre os diferentes intervenientes”.

Na ocasião  foram ainda assinados os memorandos de entendimento entre o Município de Loures e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), ali representado pelo seu presidente, Vítor Pataco, para os programas Club Top e Plano Nacional de Ética no Desporto. O Club Top, “porque acreditamos que a formação dos dirigentes e treinadores é importantíssima para a qualificação do nosso desporto a nível nacional, mas em particular aqui no concelho de Loures”, referiu a vice-presidente, mas também no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto, “que tem claramente uma ligação com os Jogos da União”.

Foi também assinado um protocolo com a Associação dos Atletas Olímpicos, na presença do seu presidente e vice-presidente, Luís Monteiro e Nuno Pombo, que estabelece uma relação de colaboração entre as duas entidades, na realização de eventos, ações e atividades promovidas pelo Município.

A cerimónia, que contou ainda com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, e do vereador Nelson Batista, ficou também marcada pela atuação de hip-hop de um grupo de crianças e jovens do Grupo União Lebrense.