Acolhimentos e integração de refugiados
do conflito militar na Ucrânia
Ações locais e articulação institucional
Desde o início do conflito militar na Ucrânia que se regista um número crescente de refugiados, estimando-se que o número total possa ascender a 5 milhões de pessoas nesta situação.
Loures tem mostrado ser um concelho solidário e, também, nesta causa, deve ser exemplo de acolhimento e integração de refugiados.
As ações a desenvolver pelo Município, no âmbito das suas atribuições, devem ser refletidas e articuladas com as ações de âmbito nacional do Governo de Portugal, através de um estreito diálogo institucional.
O apoio do Município será efetuado e adequado ao contexto europeu, ao processo de acolhimento de famílias ucranianas e às dificuldades e necessidades que forem sendo diagnosticadas.
Em geral, os refugiados procuram segurança noutros países durante o conflito e alimentam o sonho do regresso à sua pátria, pelo que se torna essencial prestar-lhes também apoio no regresso, assim que as condições de segurança o permitam.
O Município disponibiliza um conjunto de linhas de ação integradas na incitativa Loures Unido pela Ucrânia, com o objetivo de acolher e integrar cidadãos ucranianos, conferindo condições e assegurando necessidades básicas de habitação, saúde, trabalho, educação, desporto e cultura.
Rede de Apoio Social
800 100 176
geral@cm-loures.pt
