A Câmara Municipal de Loures condenou hoje “veementemente” a “violação do Direito internacional” e a “ofensiva militar perpetrada pela Federação da Rússia no território da Ucrânia e contra o povo ucraniano”.

Esta posição resultou da aprovação de um “voto de condenação à ofensiva militar russa e invasão da Ucrânia”, que hoje foi objeto de deliberação durante a reunião do executivo municipal desta quarta-feira.

No texto, apela-se “à Federação da Rússia que interrompa imediatamente a ofensiva militar no território da Ucrânia e faça regressar ao seu território as suas forças e meios militares que tem empenhados na ação militar iniciada no passado dia 24 de fevereiro” e ainda que “a Federação da Rússia e a Ucrânia retomem o diálogo e as relações diplomáticas, com vista a encontrar soluções pacificas e diplomáticas que possam restabelecer a paz e o direito à soberania de ambos os países”.

O Município de Loures deixou na deliberação aprovada “uma palavra de solidariedade e de esperança às comunidades ucraniana e russa em Portugal, em particular aos cidadãos e cidadãs de origem ucraniana e russa que residem, trabalham e/ou estudam no concelho de Loures”.

Como forma de declaração de apoio ao povo e à comunidade ucraniana, o voto apontou “a iluminação exterior do edifício dos Paços do Concelho do Município de Loures com as cores da bandeira da Ucrânia (amarelo e azul)”.

A posição do executivo municipal de Loures será remetida à Embaixada da Ucrânia em Portugal e à Associação dos Ucranianos em Portugal e à Embaixada da Federação Russa.