Mais de 70 voluntários participaram, nos dias 12 e 13 de março, numa ação de separação e acondicionamento dos bens doados, no âmbito da campanha de ajuda ao povo ucraniano Loures Unido pela Ucrânia

Uma ação promovida pela Câmara Municipal de Loures, que envolveu mais de 70 voluntários do Banco Local de Voluntariado de Loures e contou ainda com a colaboração de diversos elementos da Instituição Particular de Solidariedade Social O Saltarico.

O trabalho de separação, acondicionamento e identificação dos bens recolhidos decorreu, ao longo de todo o fim de semana, no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL), em São Julião do Tojal.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Loures está a promover, desde o dia 2 de março e em articulação com as juntas de freguesia, uma recolha de bens e alimentos para ajuda ao povo ucraniano.

Se gostava de contribuir para esta causa, saiba como fazê-lo aqui.

Também na escola secundária António Carvalho de Figueiredo, em Loures, houve recentemente uma ação de solidariedade e apoio às vítimas da invasão da Ucrânia, com uma angariação de fundos do projeto Unidos pela Paz.

No âmbito da iniciativa de alunos do conselho geral do estabelecimento, reuniram-se contributos monetários que reverterão para a UNICEF, organismo que está a assegurar uma resposta de emergência a crianças afetadas pelo conflito.

Foram igualmente recolhidos géneros alimentares e outros, como: conservas, cereais, roupa, sacos cama, medicamentos de uso universal, antissépticos, fraldas, máscaras, água, produtos de higiene e para animais. Estes bens seguirão, através de um ponto de recolha nacional, para os refugiados na zona de fronteira com a Ucrânia.

Como ato simbólico, os alunos colocaram fitas com as cores da bandeira ucraniana (amarelo e azul) no gradeamento do portão da escola.