Alunos da Escola Secundária José Afonso, em Loures, estiveram esta manhã no Edifício dos Paços do Concelho para proceder à entrega de um conjunto de bens e alimentos que serão enviados para o povo Ucraniano.

Bens alimentares, de higiene, roupas e até alimentação para os animais, foram alguns dos bens recolhidos pelos alunos de uma turma do 11.º ano e mais quatro alunos do 10.º que se associaram à campanha dinamizada pela Câmara Municipal de Loures – Loures Unido pela Ucrânia.

Na receção a estes alunos, a vice-presidente da Autarquia, Sónia Paixão, agradeceu, em nome da Câmara Municipal de Loures, o donativo, relembrando que “se já sabíamos que, em Loures, tínhamos este espírito da interculturalidade e que somos um país que acolhe sempre de braços abertos, acho que demos agora, mais uma vez, prova disso. E este vosso gesto vai ao encontro disso mesmo”, afirmou.

A autarca referiu ainda que “já estabilizamos 32 paletes que enchem um camião, o qual seguirá, provavelmente, ainda durante esta semana para a Ucrânia e em seguida iremos começar a juntar bens para dar às famílias que estamos a receber”.

O Município já recebeu já cerca de 280 pessoas, maioritariamente mulheres e crianças “a quem foi atribuído um número da Segurança Social e do Serviço Nacional de Saúde, com morada registada no concelho”.  Registos que lhes permitem, entre outras coisas, o acesso à vacinação contra a Covid-19, mas também acionar todos os mecanismos de apoio financeiro e outros.

Natacha, uma das alunas que participou nesta recolha de bens referiu ser muito importante poder ajudar, “porque temos essa oportunidade de doar coisas às famílias que estão lá e ainda não conseguiram sair para outros países”.

No final, Sónia Paixão deixou o desejo de que “o espírito solidário marque as vossas vidas” e “um bem-haja pelo vosso sentido de responsabilidade individual e coletiva”, reiterou.