Sobre

O turismo cemiterial promove a descoberta de valores históricos, estéticos, monumentais e ambientais que existem no Cemitério Municipal de Loures.
Ali, conseguimos observar a riqueza da simbologia da arte funerária e os inúmeros retratos pintados por Álvaro Pedro Gomes, pintor de azulejos da antiga Fábrica de Loiça de Sacavém.
Podemos, também, descobrir a beleza da cantaria e da representação de profissões e de autores, escritores e escultores. E até contemplar o único e valioso Mausoléu da República, declarada em Loures a 4 de Outubro de 1910.
A programação de visitas temáticas, exposições no Núcleo Museológico e concertos na Capela, contribui para transformar o Cemitério Municipal de Loures num efetivo museu ao céu aberto.

Turismo Cemiterial

Visitas

As visitas guiadas ao Cemitério Municipal de Loures são gratuitas e realizam-se, mensalmente, aos domingos, entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h30 e as 16h00.

Existem oito percursos temáticos pelos quais pode optar:

 

Próximas datas:

24 de novembro

Por marcação prévia até 18 de novembro: 211 150 352 | turismo@cm-loures.pt

Rota de Turismo Cemiterial

• Cemitério Municipal de Loures
Cemitério Paroquial de Bucelas
Cemitério Paroquial de São Julião do Tojal
Cemitério Paroquial de São João da Talha
Cemitério Paroquial de Sacavém

O trabalho realizado no Cemitério Municipal de Loures, ao longo dos últimos anos, serviu de modelo para a criação de uma Rota de Turismo Cemiterial, com a inovação de se tratarem de cemitérios não românticos.

Este trabalho teve o reconhecimento da APOM – Associação Portuguesa de Museologia, em 2018, com atribuição de uma menção honrosa em trabalho de museologia.

O desafio lançado à Junta de Freguesia de Bucelas, União das Freguesia de Santo Antão e São Julião do Tojal, União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela e União das Freguesias de Sacavém e Prior Velho, para receberem esta nova tipologia de turismo, permitiu criar no concelho de Loures uma Rota de Turismo Cemiterial, em cemitérios não românticos, facto que é pioneiro no nosso país.

As motivações e desejos do turista para um determinado destino estão a considerar também a sua experiência pessoal, a motivação, o desejo de ter experiências e sensações, de viver e conhecer a comunidade destino, de ter visitas mais intimistas e individuais, fatores que alimentam este tipo de turismo.

A criação de uma rota de turismo, com base no nosso património cemiterial não romântico, tem agregado um princípio de valorização de união de esforços.

As juntas e uniões de freguesia, com os cemitérios paroquiais de Bucelas, São Julião do Tojal, São João da Talha e Sacavém, e a Câmara Municipal de Loures, com o Cemitério Municipal de Loures, apostaram na valorização e no potencial deste tipo de património com arte e história.

A visão que se partilha neste território concelhio é a de que se deve trabalhar afincadamente na preservação da identidade coletiva local, alicerçando-a naquilo que, simultaneamente, une e distingue os territórios. E o património registado nos cemitérios tem este valor.

Trata-se de uma herança histórica e símbolo da identidade cultural.  O património de origem cemiterial assume um importante significado pela sua ligação às comunidades e pelo seu papel agregador.

Importa proteger este legado histórico, mas importa, sobretudo, saber transformar a identidade, a memória coletiva, o património comum, num fator de coesão social e motor do desenvolvimento integrado. Esta Rota amplia esse conceito de criação de sinergia coletiva.

Todos os cemitérios estão identificados e com contactos para agendamento de visitas ou qualquer outra questão, que serão disponibilizados nos sítios de cada Autarquia.

Em 2020 começarão a ser editados desdobráveis sobre os cemitérios paroquiais, destacando, à semelhança do figurino adotado no Cemitério Municipal de Loures, as pessoas que deram um significativo contributo para a vida local e o património artístico relevante.

Os primeiros itinerários tocarão o retrato, o ferro, as cantarias e canteiros, o associativismo e as causas públicas.

 

SAIBA MAIS

 

PlayPause
previous arrownext arrow
Slider

Contactos

Cemitério Municipal de Loures

211 150 352 | turismo@cm-loures.pt

211 150 913 | dspa@cm-loures.pt

 

Cemitério Paroquial de Bucelas

219 694 353 | biblioteca@jf-bucelas.pt

 

Cemitério Paroquial de Sacavém

219 497 020 | francisco.gravito@uf-sacavemepriorvelho.pt

 

Cemitério Paroquial de São João da Talha

219 554 525 | paula.zeferino@uf-ssb.pt

 

Cemitério Paroquial de São Julião do Tojal

219 738 580 | luisa@jf-tojal.pt