A partir de 2018 o de Meeting Internacional de Clarinete assume o culminar do processo de formação da Academia de Clarinete Marcos Romão dos Reis Jr. que decorre no primeiro semestre do ano e o Meeeting em outubro.

O Meeting Internacional de Clarinete Marcos Romão dos Reis Jr. adquire um importante papel no quadro da formação musical promovida pelo Município. Destina-se a todos os executantes de clarinete, alunos de conservatórios e escolas superiores de música, músicos de bandas filarmónicas, orquestras ligeiras e escolas de música e músicos individualmente considerados, independentemente da sua experiência musical.

Aos participantes nesta formação é dada a oportunidade de trabalhar e desenvolver intensivamente a prática musical, acompanhados por um coletivo professores, alguns dos melhores clarinetistas e músicos do panorama nacional e internacional, sob a direção artística e pedagógica do maestro António Saiote, proporcionando-lhes experiências únicas de partilha e aquisição de conhecimentos da maior relevância para a sua prática e formação musical.

Estas iniciativas contribuem de forma ímpar para a valorização e troca de experiência dos jovens músicos participantes, proporcionando igualmente, ao público em geral, concertos de significativa qualidade, momentos cruciais para o incremento da atividade cultural municipal, projetando Loures no panorama nacional e internacional como Capital do Clarinete.

Paralelamente, e dirigido ao público em geral, um programa de concertos constitui igualmente um ponto alto deste encontro, na medida em que, para além de atuações de grupos nacionais e internacionais e de algumas das bandas filarmónicas locais, marcam presença os clarinetistas solistas convidados, nacionais e internacionais.