O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, visitou esta manhã o Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros, uma das  instituições de carácter social do concelho apoiadas pela Autarquia com meios financeiros e bens alimentares, cujo valor total já ultrapassa o meio milhão de euros.

“Estamos a atribuir mais de 100 mil euros por mês em alimentos a instituições que prestam este tipo de apoio. São cerca de 25 mil euros por semana. A forma mais eficaz de ajudar as pessoas é através das instituições”, garantiu Bernardino Soares.
“Ainda ontem aprovámos um apoio financeiro extraordinário para as instituições que registam um maior número de pessoas a necessitar de apoio”, frisou o autarca.
Bernardino Soares anunciou estas e outras medidas tomadas pela Câmara Municipal durante uma visita ao Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros que presta neste momento apoio a mais de 1300 pessoas.
Trata-se de uma das 23 instituições de carácter social do concelho que prestam apoio a mais de seis mil pessoas carenciadas, através de ajuda alimentar, com refeições confecionadas (cantina) e/ou bens alimentares (cabaz), face ao aumento exponencial do número de famílias que procuram ajuda em consequência da crise socioeconómica provocada pela pandemia COVID-19, num investimento que já ultrapassou os 500 mil euros.

Apoios são para manter
“Estamos conscientes de que as necessidades vão continuar a aumentar, por isso todos estes apoios sociais são para manter, até para colmatar o que a Segurança Social não está a fazer”, frisou Bernardino Soares.

Recorde-se que a Câmara Municipal já distribui também equipamentos de proteção individual pelas instituições, no valor de 100 mil euros, e, nos últimos dois meses, transferiu verbas para as instituições com valência de cresce, atribuindo 50 euros por criança, permitindo assim um alívio no pagamento das prestações das famílias.

Máscaras comunitárias para toda a população
O presidente da Câmara Municipal de Loures anunciou ainda que estão a chegar as máscaras comunitárias que serão distribuídas à população: “Vamos distribuir um voucher nas caixas de correio que podem ser trocados por duas máscaras”, mencionou.

“Todos os dias estão a aparecer mais pessoas”
Os passeios que circundam a instituição social estão repletos de pessoas que procuram ajuda alimentar. A maior parte com máscaras que lhes tapam parte do rosto. Há casos de desemprego de longa duração. Outros que viram a sua situação económica bastante fragilizada pela crise económica derivada da pandemia COVID-19. Poucos querem dar a cara e falar.
“As primeiras pessoas começam a chegar às seis da manhã. E todos os dias são mais”, conta Carla Machado, diretora técnica da instituição.
“Agradecemos muito o apoio da Câmara Municipal. Sem isso, seria impossível ajudar estas pessoas”, revela. Uma ideia partilhada pelo padre Agostinho, responsável do Centro Cultural e Social: “Prestamos um apoio à população mais carenciada e sem a ajuda da Câmara, que é essencial, não chegaríamos nem a metade”, observa.

m02
m03