Ricardo Leão, presidente da Câmara de Loures, visitou, no dia 27 de outubro, o Centro de Vacinação instalado no Pavilhão Feliciano Bastos, em Loures, onde contactou com alguns utentes que aguardavam vez para a administração da terceira dose da vacina contra a Covid-19.

Acompanhado pela vice-presidente do Município, Sónia Paixão, e pelo diretor do Agrupamento de Centros de Saúde Loures/Odivelas, António Alexandre, o autarca teve a oportunidade de verificar o andamento do processo de vacinação que decorre desde o passado dia 11 de outubro.
No final da visita, o presidente da Câmara salientou os esforços desenvolvidos pelo Município na criação das melhores condições possíveis para a vacinação, tendo em conta o encerramento do centro de vacinação da zona oriental do concelho que estava sedeado em Sacavém.
“Para esta esta terceira fase da vacinação, a Câmara envolveu-se numa parceria muito intensa, com as juntas de freguesia e com os bombeiros do nosso concelho, para dar resposta a todas as pessoas que têm necessidade de transporte para este centro de vacinação”.
De acordo com o autarca, caso haja necessidade, basta contactar a Rede de Apoio Municipal, através do número 800 100 176, ou a junta de freguesia da área de residência. “Não há ninguém que fique sem transporte” assegurou Ricardo Leão.
Segundo o diretor do ACES Loures/Odivelas, “tem havido uma grande adesão da população” e mesmo “em termos da opção das pessoas se vacinarem, em simultâneo, contra a Covid-19 e contra a gripe, também estamos a ter uma boa resposta”.
De acordo com António Alexandre, “é um processo totalmente seguro”, até porque “existe um processo de validação e de avaliação prévia à toma das vacinas, e se houver alguma questão clínica que possa impedir a toma das vacinas, as pessoas serão aconselhadas a não a fazer”, explicou.
Até agora, estando o processo de vacinação restrito à população com mais de 65 anos, ou que apresente prescrição médica para o fazer, já foram vacinadas no concelho, cerca de oito mil pessoas, na ordem dos 600 agendamentos por dia.
“Temos perspetivado que, a partir da próxima semana e até ao final do processo de vacinação que terminará a meio de dezembro, estejamos a vacinar muito próximo da nossa capacidade máxima, cerca de mil pessoas por dia, ou seja, seis mil por semana”, garantiu António Alexandre.