A Câmara Municipal de Loures decidiu manter, no mês de maio, o apoio extraordinário às IPSS do concelho com resposta social de Creche/Creche Familiar, Estabelecimento de Educação Pré-Escolar (JI) e de Centro de Atividades Ocupacionais (CAO).

No decorrer do próximo mês, serão transferidas para todas as creches com essas valências — incluindo a Creche da União de Freguesias de Moscavide e Portela —, o valor de 50 euros por utente, num valor superior 160 mil euros. Caso esta proposta seja aprovada na Reunião de Câmara de 6 de maio, o investimento total no apoio financeiro extraordinário às IPSS passará a ser superior 300 mil euros.
À semelhança do mês de abril, será assim possível às instituições manterem os descontos nas mensalidades e, dessa forma, contribuir para a ajuda aos pais e encarregados de educação que neste momento precisem desse apoio.
O atual estado de emergência e as limitações impostas ao funcionamento das instituições particulares de solidariedade social, no âmbito do combate à pandemia da COVID-19, continuam a ter um forte impacte no seu funcionamento devido ao encerramento temporário e indeterminado das respostas sociais.
Até ao momento, a entidade responsável pelo setor — Instituto da Segurança Social e Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social — ainda não tomou qualquer decisão no sentido de apoiar as instituições que têm estas valências que impeça o seu encerramento ou lay-off e que permita uma diminuição sustentável das mensalidades a cobrar aos pais e encarregados de educação.

Lista das IPSS a apoiar:

Associação “O Saltarico”
Associação Beneficente de Ajuda
Associação Cantinho da Pequenada
Associação Cantinho das Crianças do Prior Velho
Associação de Moradores de Santo António dos Cavaleiros
Associação Dr. João dos Santos
Associação Jardim de Infância O Nosso Mundo
Associação Luiz Pereira Motta
Associação Pomba da Paz
Associação Vida Abundante
Associação Vida Cristã Filadélfia